???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/998
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO JURÍDICO: QUEBRANDO PARADIGMAS
Other Titles: The cinema as a didatic-pedagogical tool in Law teaching: breaking paradigms
???metadata.dc.creator???: Pinho, Ana Carla de Oliveira Mello Costa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Demartini, Zeila de Brito Fabri
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee2???: Negrão, Ana Maria Melo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como seu objetivo geral investigar o modelo didático-pedagógico que vem sendo utilizado no ensino jurídico brasileiro, ressaltando a necessidade da busca pela formação integral do futuro operador do Direito, conforme preceitua a Resolução CNE/CES n°09/04. De modo especial, procurou investigar como a utilização do cinema pode ser compreendida como recurso para possibilitar a interação das disciplinas da área jurídica com a de outras áreas do conhecimento, incluindo arte e estética na formação do discente de Direito, visando uma maior eficácia do exercício operacional da inteligência, ampliação de visão de mundo e exercício do pensamento crítico. Os caminhos percorridos nesta pesquisa incluíram um estudo teórico sobre o histórico e os problemas do ensino jurídico no Brasil, discutindo-se as características pedagógicas dos cursos de Direito, bem como as inovações trazidas pelo MEC no que tange à adequação dos currículos e da pedagogia para alcançar o ensino humanístico, de acordo com a realidade dinâmica da sociedade globalizada. Nesta esteira, a pesquisa visou problematizar como o cinema, considerando-o como veículo instrucional, pode ser utilizado como metodologia inter e transdisciplinar nos cursos de Direito. Elaborou-se, também, uma investigação de campo que pretendeu, por meio de questionário estruturado, obter as opiniões de alunos sobre uma experiência de docência na disciplina de Direito Internacional Público onde se utiliza, de forma regular, trechos de produções cinematográficas como elementos contextualizadores de saberes na área lecionada. A pesquisa evidenciou que são poucos os professores de direito que se utilizam do cinema em suas aulas, embora todos os alunos pesquisados entendam ser esta uma prática extremamente válida e dialógica, que os leva à ampliação de conhecimento de mundo e ao pensamento crítico.
Abstract: This issue aimed, as a general objective, to investigate the didactic-pedagogical model which has been present in the Brazilian legal education, highlighting the need for searching the integral formation of the future legal and judicial operators, according to the CNE/CES n° 09/04 Resolution. Specifically, it aimed to investigate how the use of movies can be understood as a resource in order to open possibilities for the interaction among the legal areas and other areas, including art and esthetics focusing the formation of the law student regarding his/her effectiveness in thinking, to broad his/her world vision and offer conditions for better critical thinking. The ways gone through in this research have included a theoretical study about the history and the problems of the legal education in Brazil, discussing the pedagogical characteristics related to it as well the innovations brought by MEC regarding the curricula and pedagogy adjustment in order to reach the humanistic education, according to the academic reality of our dynamic and globalized society. The research provides a problematization in terms of how films, considered as an instructional tool, can be used as inter and transdisciplinar method in law school. It has also been produced a field research, taking a qualitative approach through questionnaire, which intended to listen to the students opinion about an experience in International Law where, regularly, cinema has been used as a strategy to contextualize the issues. The research has showed that only few professors have been using this dialogical tool in their classes.
Keywords: ensino jurídico brasileiro
cinema e docência
ensino humanístico
experiência pedagógica
Brazilian Legal education
movies and teaching
humanistic education
pedagogical experience
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: PINHO, Ana Carla de Oliveira Mello Costa. The cinema as a didatic-pedagogical tool in Law teaching: breaking paradigms. 2013. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/998
Issue Date: 21-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CARLA DE OLIVEIRA MELLO COSTA PINHO.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.