???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/99
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO ESTUDO DA EFICIÊNCIA ECONÔMICA - FINANCEIRA DA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA BRASILEIRA NOS ANOS 2004 E 2005
???metadata.dc.creator???: Perentelli, Nivaldo Donizete
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tambosi Filho, Elmo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Imoniana, Joshua Onome
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Edmilson Alves
???metadata.dc.description.resumo???: O principal objetivo deste estudo é análise da eficiência Econômica-Financeira das empresas siderúrgicas brasileiras no biênio 2004/2005, as quais foram fortemente influenciadas pela reestruturação produtiva do setor siderúrgico provocado pelo programa de privatização na década de 90 seguido de volumosos investimentos com ênfase na eliminação dos gargalos na produção, aumentando a capacidade produtiva do setor, além de aquisições em tecnologia. Portanto indaga-se: A) Os grandes investimentos ocorridos no setor siderúrgico pós-privatizações proporcionaram homogeneidade na eficiência Econômica-Financeira das empresas? B) Quais as empresas que apresentaram os melhores indicadores de eficiência Econômica Financeira no período estudado? Optou-se pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA) para a análise da eficiência proposta, que demonstrou facilidade quando a operabilidade e eficácia para a análise. Os resultados identificaram que os investimentos realizados não levaram a uma distribuição homogênea na eficiência Econômica-Financeira nas empresas estudadas, também foi identificado que as empresas do grupo Arcelor/Belgo e a empresa Villlares Metals dominaram a fronteira de eficiência, as demais empresas foram consideradas ineficientes, sendo que a V&M do Brasil obteve os menores índices de eficiência no setor. O DEA identificou, ainda focos de ineficiência e propôs alvos a serem atingidos pelas empresas em cada variável estudada com objetivo das mesmas alcançarem a fronteira de eficiência.(AU)
Keywords: Eficiência Econômica-Financeira
Investimentos
Siderurgia
Análise Envoltória de Dados.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: PERENTELLI, Nivaldo Donizete. APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO ESTUDO DA EFICIÊNCIA ECONÔMICA - FINANCEIRA DA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA BRASILEIRA NOS ANOS 2004 E 2005. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/99
Issue Date: 28-Aug-2007
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nivaldo D.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.