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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A TV DE MASSA E AS NOVAS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS - Um estudo sobre audiências e programas contemporâneos
???metadata.dc.creator???: Luca, Walter Alberto de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Elizabeth Moraes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, Laan Mendes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Faro, José Salvador
???metadata.dc.contributor.referee3???: Borelli, Silvia
???metadata.dc.contributor.referee4???: Tranquilin, Josefina F.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese aborda o declínio da audiência das grandes redes de TV aberta e os recursos narrativos que os produtores de programas adotaram para enfrentar essa tendência mundial. O estudo traz um panorama da situação da audiência no âmbito internacional e foca, particularmente, o caso do Brasil, onde três grandes emissoras mantém, no conjunto, uma das mais altas concentrações de público do mundo. Depois de analisar a fragmentação das audiências televisivas nas duas últimas décadas e os números que indicam a crescente dispersão dos telespectadores entre múltiplas ofertas de mídia disponíveis nos dias atuais, o trabalho discute as estratégias de programação e de construção de conteúdos. Além de teóricos que pesquisaram a chamada semiótica televisiva , servem de base para a investigação depoimentos de produtores e análises de programas de grande audiência. O objetivo é revelar os procedimentos utilizados para atrair e manter a atenção dos telespectadores, os quais começam com as medições de audiência e os estudos sobre o comportamento dos consumidores em relação à TV. A tese discute também como ocorre a exposição dos telespectadores em um ambiente onde existem várias opções de dispositivos para ver atrações televisivas ou para fazer outras atividades comunicacionais. A escolha deste tema de investigação partiu do princípio de que a exposiçao é condição essencial para sustentar o estudo de outras fases e outros aspectos do processo de comunicação, como a influência dos meios sobre a cultura e a sociedade. Em um contexto onde a mídia ocupa tanto tempo de nosso cotidiano, o impacto dos meios de comunicação de massa pode ser diretamente proporcional ao número de pessoas que eles alcançam e aos nossos hábitos de consumo de informação e entretenimento.
Abstract: This thesis reflects about the decline of the audience of the big broadcast television networks and how producers deal with this global trend. It brings an overview about the matter in the world and focuses particularly the case of Brazil, where the three main television channels have had historically some of the highest rates of audience compared to the major networks of other countries. After analyzing the fragmentation of televiewing audiences in the last two decades and the numbers that show the increasing dispersion of the public attention among the multiples choices of media available nowadays, the study discuss the strategies of programming and content construction based on writers and producers opinions and on the exam of important TV programs. The purpose is to expose the efforts required to attract, sustain and retain televiewers attention. These efforts start with audience measurements and researches about consumers attitudes and interests toward TV, which defines the agenda of themes and the techniques to write, direct and edit programs. The research discusses also how exposure of televiewers occurs in an environment where consumers have multiple choices of screens to choose television programs and other media activities. It considers that exposure is an essential condition to support the study of other approaches of the communication process, such as the influence of the media over culture and society. In a context where media occupies so much time of our personal life, the impact of the mass media might be proportionally direct to the number of people they reach, to the habits of consuming information and entertainment and to the time dedicated to accessing them.
Keywords: Audiência de Massa
Televisão Aberta
Televisão Brasileira
Mass Audience
Broadcast Television
Brazilian Television
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: LUCA, Walter Alberto de. A TV DE MASSA E AS NOVAS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS - Um estudo sobre audiências e programas contemporâneos. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/944
Issue Date: 17-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

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