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???metadata.dc.type???: Tese
Title: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Other Titles: Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message
???metadata.dc.creator???: Carrilho, Kleber Nogueira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Faro, José Salvador
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Elizabeth Moraes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tarsitano, Paulo Rogério
???metadata.dc.contributor.referee3???: Giacomini Filho, Gino
???metadata.dc.contributor.referee4???: Carrascoza, João Amanello
???metadata.dc.contributor.referee5???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.description.resumo???: Nas últimas décadas, os discursos da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Atualmente, várias marcas e produtos incluem em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. A hipótese levantada foi de que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade levam a essa tendência, sem que haja uma relação exclusiva com o discurso econômico. Com isso, as mensagens publicitárias são desenvolvidas de forma a apresentar campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes. O objetivo da pesquisa foi verificar as características dos textos das campanhas e observar o cenário que influencia a construção da mensagem publicitária de diversos segmentos econômicos, analisando como os discursos se relacionam com os modelos de negócios e as práticas sustentáveis.
Abstract: In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices.
Keywords: sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
Issue Date: 21-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

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