???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/923
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CAMPANHA PRESIDENCIAL DE ARTHUR DA COSTA E SILVA: A festa da democracia autoritária
???metadata.dc.creator???: Caldas, Fabio Ciaccia Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peruzzo, Cicília M. Krohling
???metadata.dc.description.resumo???: Em 1966 o Brasil chegava ao término do primeiro governo do regime militar. Disputavam o poder dois grupos das Forças Armadas, a Sorbonne e a Linha Dura. Esta indicou o nome do Ministro da Guerra Arthur da Costa e Silva como candidato à sucessão do Presidente Castello Branco. Costa e Silva fez campanha, percorrendo o Brasil para conhecer os problemas nacionais e apresentar suas propostas. O inusitado está no fato de a eleição ser indireta e apenas os membros do Congresso Nacional ter direito a voto, estando a população à margem da escolha do novo mandatário do país. O objetivo do trabalho é traçar o perfil do Marechal Arthur da Costa e Silva levantando fatos históricos que o tornaram, em 1966, um candidato viável à Presidência da República do Brasil e compreender a estratégia de marketing eleitoral utilizada. O trabalho utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas com personagens que viveram a época e análise de conteúdo dos jornais O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, para indicar suas posições na cobertura das eleições presidenciais de 1966.
Abstract: In 1966 the first Military Government was ending in Brazil. Two groups were sharing the political power: The Army Forces, called Sorbonne and Linha Dura . This wanted the Ministry of War, Arthur da Costa e Silva, as a successor of the former President Castello Branco. Costa e Silva made his political campaign running around Brazil to know about the national problems and to show his proposal. The unusual think is the fact that the election was indirect and just the members of National Congress were entitled to vote, so the population was a part of the process. The objective of this research is to profile the Marshal Arthur da Costa e Silva though history facts that made him, in 1966, a candidate for Presidency of the Republic and to understand the marketing strategy used. The methodology to be used was literature, semi-structure interviews with people that were living at the time, and content analyses of the newspapers: O Estado de São Paulo and Jornal do Brasil. The objective was to show their positions during the campaign of the Presidential Election in 1966.
Keywords: eleição presidencial
Costa e Silva
Brasil
presidential election
Costa e Silva
Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: CALDAS, Fabio Ciaccia Rodrigues. CAMPANHA PRESIDENCIAL DE ARTHUR DA COSTA E SILVA: A festa da democracia autoritária. 2010. 47 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/923
Issue Date: 23-May-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Ciaccia Rodrigues Caldas.pdf277.12 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.