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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Conflito de Agência Exposto ao Efeito de Mercado: Um Estudo Empírico de Precificação de Ações da Bombril S/A
???metadata.dc.creator???: Ceolin, Denise Simão 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gartner, Ivan Ricardo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Cezar Alexandre de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, José Odálio dos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta um estudo exploratório que tem como objetivo a avaliação da reação do mercado frente aos problemas de agência e assimetria informacional entre os acionistas majoritários-controladores e os acionistas minoritários de uma empresa brasileira de capital aberto, no tocante ao valor das suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. O estudo se propõe a investigar o impacto de precificação dessas ações promovendo a análise do seu comportamento frente à divulgação de notícias de crise e fraude da empresa por meio da mídia especializada. A metodologia adotada consiste na aplicação de estudo de eventos para identificação de retornos anormais da empresa desde a divulgação da primeira notícia selecionada, datada de maio de 2001, até a última notícia em outubro de 2005, utilizando-se de procedimentos estatísticos como a regressão linear e aplicação do teste t de student para estimar e comparar os resultados. Os dados foram obtidos por meio do banco de dados da Economática Ltda, conforme acesso realizado na Universidade de São Paulo. Para objeto de pesquisa foi selecionada a empresa Bombril S/A, por estar em evidências quanto a problemas de agência no âmbito do mercado nacional. Os resultados obtidos apontaram que o mercado reagiu significantemente aos anúncios dos conflitos selecionados, apresentando um valor de p-value <0,05 para os blocos de eventos, o que significa a rejeição da hipótese nula, constatando que a evidencia estatística dos dados testados comprova retornos anormais acumulados diferentes de zero. Entretanto, sugere-se novas pesquisas com outros parâmetros de eventos na busca de mais evidências sobre o efeito das informações no preço das ações.
Abstract: This essay presents an exploratory study aiming to evaluate the market reaction concerning agency problems and the asymmetry of the information among the controlling major shareholders and the minor shareholders in open capital Brazilian company, with respect to the value of the negotiated stocks in the São Paulo stock market. This study intends to investigate the impact in the price fixing process of such stocks through the analysis of their behavior after the announcement of the crisis and fraud in the company by the specialized media. The adapted methodology consists of the application of the event study to identify the abnormal returns of the company from the disclosure of the first selected news in May 2001 to the last news in October 2005, using procedures such as linear regression and the application of the test T of Students to estimate and compare the results. The data were obtained through the Economática Ltda. Data bank, in the University of São Paulo. As object of the research, we have selected Bombril S/A, a company that became evident due to its agency problems in the national market. The results have shown that the market reacted significantly to the announcement of the selected conflicts, presenting a p-value smaller than 0,05 to the blocks of events, that means the rejection of the null hypothesis, making evident the statistical evidence of the tested information proves accumulated abnormal returns different from zero. However, new surveys are suggested using new parameters of events in order to find new evidence about the effect concerning the information about the stock price.
Keywords: Administração - Teses e Dissertações
Teoria da Agência
Estudo de Eventos
Crise
Valor
Agency Theory
Event Study
Crisis
Value
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: CEOLIN, Denise Simão. O Conflito de Agência Exposto ao Efeito de Mercado: Um Estudo Empírico de Precificação de Ações da Bombril S/A. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/91
Issue Date: 13-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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