???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHack, Josias Ricardopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511773598300389por
dc.contributor.advisor1Vigneron, Jacques Marie Josephpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1747567916712454por
dc.contributor.referee1Caldas, Maria das Gracas Condept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194056997420853por
dc.contributor.referee2Bueno, Wilson da Costapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9495822246558650por
dc.contributor.referee3Costa, José Manuel Moranpt_BR
dc.contributor.referee4Gottlieb, Lianapt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559180008814031por
dc.date.accessioned2016-08-03T12:31:12Z-
dc.date.available2007-02-06pt_BR
dc.date.issued2004-12-08pt_BR
dc.identifier.citationHACK, Josias Ricardo. MEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/909-
dc.description.resumoEsta tese trata do processo comunicacional docente para a mediação multimidiática do conhecimento. O objetivo é demonstrar que a capacitação de professores em EAD Educação a Distância promove o desenvolvimento de uma nova postura docente para o ensino superior que possibilita reflexões e melhorias da prática comunicacional do professor pela utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação. Para alcançar este objetivo parte-se de referenciais teóricos das ciências da Comunicação e Educação, interconectados com outras tessituras do conhecimento. O método de pesquisa utilizado é o Estudo de Caso, que versou sobre a capacitação em EAD promovida pela UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina entre os anos de 2002 e 2004. Destaca-se que o estudo nunca foi um tema isolado, afinal, está ancorado no hipertexto da mediação multimidiática do conhecimento. A originalidade do trabalho fundamentou-se no reconhecimento de que o processo comunicacional docente que utiliza estratégias de EAD no ensino superior, em um ambiente onde o conhecimento é mediado de forma multimidiática, é diferente daquele que acontece na aula presencial. Assim, durante a pesquisa foi possível demonstrar que é necessário formar o professor para assumir uma postura comunicacional diferenciada. Ao final, propõe-se um programa de capacitação continuada de docentes em EAD, sedimentado nos princípios da criticidade, criatividade e contextualização. O foco principal é o professor, aprendiz da mediação multimidiática e a capacitação continuada para a otimização do processo comunicacional docente no ensino superior presencial e a distância.por
dc.description.abstractThis dissertation examines the teaching communication process for the multimedia mediation of knowledge. The objective of this research is to point out that the qualification of teachers in Distance Education promotes the development of a new teaching attitude towards Higher Education and that it provides opportunities for reflection and improvement of communication practices through the use of ICT Information and Communication Technologies. In order to reach this objective several theories from the Communication and Education fields, connected to other areas of knowledge, were considered. The research method utilized was the Case Study on the qualification of teachers in Distance Education, proposed by UNOESC University of West Santa Catarina between 2002 and 2004. It is important to note that this study is not an isolated topic since it is embedded in the multimedia mediation of knowledge. The unique contribution of this work is based on the communicational process of the teachers who adopt Distance Education strategies in the Higher Education which was found to be different from that adopted in a face-to-face setting. During this study it was observed that it is necessary to prepare teachers so that they can change their communicational attitude towards Distance Education. In the last chapter of this dissertation a continuing qualification program for teachers through Distance Education is proposed. This program is based on the principles of criticism, creativity and contextualization keeping in mind that the teacher as a learner of multimedia mediation is the focus.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T12:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josias Ricardo Hack.pdf: 601518 bytes, checksum: d39627021f7d67d5a50fbda4654ffc83 (MD5) Previous issue date: 2004-12-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2493/Josias%20Ricardo%20Hack.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentProcesso Comunicacionaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprocesso comunicacional docentepor
dc.subjectmediação multimidiáticapor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectteaching communication processeng
dc.subjectmultimedia mediationeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectComunicação social - Teses e dissertaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMEDIAÇÃO MULTIMIDIÁTICA DO CONHECIMENTO: UM REPENSAR DO PROCESSO COMUNICACIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIORpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josias Ricardo Hack.pdf587.42 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.