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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
???metadata.dc.creator???: Silva, Roberto Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bueno, Wilson da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: França, Fábio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Giacomini Filho, Gino
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação tem como base a importância do entendimento a respeito dos relacionamentos organizacionais para uma abordagem segmentada dos públicos na comunicação empresarial. A partir de uma reflexão teórica sobre o assunto e da observação de práticas atuais de mercado, foram estabelecidos parâmetros que contribuem para uma conceituação mais precisa dos interlocutores das corporações, no sentido de prover suas demandas informacionais. Tanto na análise das obras consultadas quanto na avaliação dos resultados da pesquisa com empresas de tradição na área de comunicação, demonstrou-se que há lacunas importantes a serem preenchidas. Entes elas, a inexistência de mecanismos que possam aferir com maior precisão as expectativas dos vários segmentos de público em relação à comunicação das empresas, em uma via de mão-dupla, bem como a falta de canais de comunicação regulares com determinados grupos, notadamente no âmbito externo. As análises apontam para a adoção de um sistema de gestão do conhecimento focado nos públicos como elemento fundamental para a eficácia dos processos comunicacionais.(AU)
Abstract: Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU)
Keywords: comunicação empresarial
públicos
relacionamentos nas organizações
segmentação na comunicação
Corporate communications
publics
organization relationships
communication segmentation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878
Issue Date: 29-Apr-2009
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

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