???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/86
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: BIBLIOTECA VIRTUAL: UMA ANÁLISE DOS FATORES ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Other Titles: Virtual Library: na analysis of background factors of higher education students intente of use
???metadata.dc.creator???: Yamanaka, Thaisa Bechelli
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cappellozza, Alexandre
???metadata.dc.contributor.referee1???: Azevedo, Adriana Barroso de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lareira, Claudio Luis Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Diversos estudos sobre a aceitação e o uso de tecnologias de informação têm sido realizados por diferentes modelos conceituais que buscam demonstrar a existência de fatores que influenciam a intenção e comportamento dos usuários sobre um determinado sistema de informação. Alguns aspectos que potencializam as intenções de uso podem ser fundamentais para que o indivíduo adote, ou não, uma determinada tecnologia. Este estudo analisou os fatores antecedentes que podem influenciar a intenção de uso da Biblioteca Virtual de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Dentre os modelos conceituais que estudam a adoção de tecnologias de informação, optou-se nesta pesquisa pelo Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) proposto por Davis (1986). Neste modelo ainda foram adicionadas as variáveis externas Estímulo Docente e Hábito a fim de ampliar o poder de explicação da intenção de uso dos usuários em questão. Através de uma abordagem de investigação quantitativa, os dados foram coletados por meio de um instrumento de pesquisa com obtenção de resposta de 406 questionários. Os resultados obtidos por esta pesquisa confirmam a influência de diversos fatores posicionados em diferentes dimensões e proporcionam conclusões relevantes à adoção da biblioteca virtual. Conclui-se que o Estímulo Docente influencia positivamente a Facilidade de Uso, Utilidade Percebida e o Habito dos alunos de graduação sobre a intenção de uso da Biblioteca Virtual. Com isso, constatou-se que a influência do professor torna-se um fator determinante na intenção de uso da biblioteca virtual, o que ressalta a importância da orientação e recomendação dos professores no uso desta ferramenta tecnológica. O estudo concluiu que a utilidade percebida revelou-se o fator que mais influencia a intenção de uso desta tecnologia, pois há a percepção de que, caso o aluno venha utilizar a biblioteca virtual, pode-se melhorar seu desempenho nos estudos, entre outros aspectos. O Hábito também pode influenciar à adoção da biblioteca virtual de forma paralela às percepções sobre os benefícios que podem ser obtidos com o uso desta tecnologia.
Abstract: Several studies on the acceptance and use of information technology have been conducted by different conceptual models that seek to demonstrate the existence of factors that influence the intention and behavior of users on a particular information system. Some aspects that enhance the use of intentions can be essential for the individual to choose whether or not a particular technology. This study examined the background factors that can influence the intended use of the Virtual Library of an Institution of Higher Education. Among the conceptual models studying the adoption of information technology, it was decided in this study the use of Technology Acceptance Model (TAM) proposed by Davis (1986). In this model the external variables were also added stimulus Professor and smoker in order to expand the power of explanation of the intended use of the users in question. Through a quantitative research approach, data were collected through a survey tool to obtain 406 questionnaires responses. The results of this research confirms that the influence of various factors positioned in different dimensions provide findings relevant to the adoption of virtual library. It concludes that the Teacher Incentive positively influences Ease of Use, Perceived Usefulness and the Habit of undergraduate students on the intended use of the Virtual Library. Thus, it was found that the influence of the teacher becomes a determining factor in the use of virtual library intention, which emphasizes the importance of guidance and recommendation of teachers in the use of this technological tool. The study concluded that the perceived usefulness proved to be the factor that most influences the intention to use this technology because there is a perception that if the student will use the virtual library, you can improve your performance in studies, among others. The habit can also influence the adoption of a virtual library in parallel to perceptions about the benefits that can be obtained from the use of this technology.
Keywords: Adoção de Tecnologias de Informação
Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM)
Biblioteca Virtual
Educação a distância
Adoption of Information Technology
Technology Acceptance Model (TAM)
Virtual Library
Distance Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/86
Issue Date: 25-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaisa Bechelli Yamanaka2.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.