???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
???metadata.dc.creator???: Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Galindo, Daniel dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rego, Gaudêncio Torquato
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU)
Abstract: The objective of this work is to rescue the main jingles used in the presidential electoral campaigns with direct vote in Brazil, under the optics of the propaganda and of the political-electoral marketing and inside of the social context of each time, trying to discover what they present in common. The idea is to describe the lyrics of the electoral music and as those lyrics they were used as advertising pieces in the electoral campaigns. To this, it will be made a rising and analysis in audio pieces in the phonographic, in the radio and TV history, in search of those music (jingles), telling the strategies used with those pieces. Researches bibliographical it will be made with the objective of knowing the social and political context of each time to compare the lyric and the rhythm used in each jingle.(AU)
Keywords: Jingles
Marketing Político
Marketing Eleitoral
Músicas Eleitorais
Eleições
Campanhas Eleitorais
Propaganda Eleitoral
Jingle Político
Música Brasileira
Rádio
Linguagem Radiofônica
Jingles
Political Marketing
Electoral Marketing
Electoral Music
Elections
Electoral Campaigns
Electoral Propaganda
Political Jingle
Brazilian Music
Radio
Radio Phonic Language
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: MANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858
Issue Date: 7-Apr-2009
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Augusto Bonacorso.pdf419.22 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.