???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/8
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA MAPEAR COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: Estudo de Caso numa Empresa do Ramo Editorial
Other Titles: Tool Development to Map Management Competences: Case Study in an Editorial Enterprise
???metadata.dc.creator???: Lampoglia, Marco Antonio Luiz
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Siqueira, Mirlene Maria Matias
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, áurea de Fátima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Martins, Maria do Carmo Fernandes
???metadata.dc.description.resumo???: Muitas organizações enfrentam o desafio de assegurar a sobrevivência em mercados acirradamente competitivos e o desenvolvimento de competências individuais gerenciais passa a ser valorizado. O gerente está em evidência diante desse cenário, desempenhando papéis relevantes nos processos estratégicos e de desenvolvimento organizacional. O mapeamento de competências gerenciais constitui uma linha de pesquisa importante no campo da gestão de pessoas pelo fato dos diagnósticos não poderem ser transferidos automaticamente de um ambiente organizacional para outro. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma ferramenta para mapear as competências gerenciais e realizar o mapeamento em uma empresa do ramo editorial. Tomaram parte do estudo cinco gerentes do mesmo nível hierárquico. A realização do mapeamento conteve análises descritivas de auto e heteropercepção, bem como as diferenças entre as duas modalidades de avaliação. Destaca-se que o objetivo do estudo pôde ser concretizado, pois a aplicação da referida ferramenta permitiu identificar aspectos que necessitam investimentos em ações de capacitação gerencial. Cabe salientar que este trabalho pode contribuir com uma base inicial de conhecimento para a reflexão sobre o alinhamento estratégico da organização de acordo com comportamentos esperados correlacionados com cada uma das 12 competências gerenciais identificadas durante o estudo, bem como suportar novas análises e mapeamentos, oportunizando também a implantação adequada de ações de capacitação, com o objetivo de minimizar os riscos da falta de alinhamento estratégico de acordo com as responsabilidades a serem perseguidas pelos gerentes com a pretensão de melhorar os resultados da empresa pesquisada.
Abstract: Many organizations face the challenge of assuring their survival in fiercely competitive markets, consequently, the development of individual management competencies starts to be valued. The manager is in evidence before this scenario, performing relevant roles in the strategic process and in the organizational development. The mapping of management competences is part of an important search in the field of people management due to the fact that the diagnostics can t be transferred, automatically, from one organizational environment to another one. This dissertation had as its goal to develop a tool that maps the management competences and use this mapping in an editorial company. As part of this study five managers were interviewed in the same hierarchical level. The creation of this mapping contained descriptive analysis of auto and hetero perception as well as the difference between the two evaluation modalities. It is important to highlight that the study objective was able to be concluded, because the application of this tool allowed to identify aspects that need investments in management capacitation actions. It should be noted that this work is able to contribute with an initial base of knowledge for the reflection about the enterprise s strategic alignment according to expected behaviors correlated to each one of the twelve management competences identified during this study, as well as supporting new analysis and maps, creating also opportunities to an adequate implantation of training actions, with the intention of minimizing the risks of lack of the strategic alignment according to the responsibilities to be pursued by the managers in order to improve the result of the searched company.
Keywords: Competências
competências gerenciais
mapeamento de competências gerenciais
Competence
management competence
management competence mapping
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: LAMPOGLIA, Marco Antonio Luiz. Tool Development to Map Management Competences: Case Study in an Editorial Enterprise. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/8
Issue Date: 18-Aug-2011
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco Antonio.pdf625.64 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.