???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTarapanoff, Fabíola Paes de Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Laan Mendes dept_BR
dc.contributor.advisor-co1Johnson, Randalpt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marli dospt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Magali do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968477845967720por
dc.contributor.referee3Heller, Barbarapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609078470962175por
dc.contributor.referee4Ferraz, Rogeriopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-03T12:30:05Z-
dc.date.available2015-04-06pt_BR
dc.date.issued2014-10-21pt_BR
dc.identifier.citationTARAPANOFF, Fabíola Paes de Almeida. Journalists in film: representations and appropriations. 2014. 317 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/706-
dc.description.resumoNo contexto da comunicação midiática e suas mediações socioculturais, a tese traz como proposta central uma análise das representações do jornalista no cinema e das apropriações dessas narrativas por aqueles que desejam seguir a profissão no futuro. Buscou-se mostrar que o cinema contribui no imaginário sobre a profissão, trazendo estereótipos sobre o fazer jornalístico. Além disso, ele influencia muitos a seguirem a carreira, também colaborando na forma como os estudantes acreditam que será sua profissão no futuro. O corpus da pesquisa é constituído por 50 filmes que apresentam jornalistas, sendo que três foram analisados em profundidade, por trazerem temas recorrentes e criarem traços de mitologia sobre a profissão: A montanha dos sete abutres, Todos os homens do presidente e Intrigas de Estado. Os parâmetros metodológicos incluem: o levantamento bibliográfico, a análise em profundidade, a exibição de obras, a realização de debates livres e a aplicação de questionários estruturados. A fundamentação teórica inclui autores como Edgar Morin, Stella Senra, Brian McNair, Roland Barthes, Cornelius Castoriadis, Raymond Williams e Jesús Martín-Barbero.Como objetivos específicos, buscou-se: 1) realizar um panorama dos Journalism movies e sua evolução, determinando tipos e temas recorrentes; 2) identificar a criação de possíveis mitologias sobre o Jornalismo por meio do cinema; 3) identificar sintonias e dissonâncias na forma como as imagens são apropriadas por estudantes de Jornalismo, contribuindo na criação de um imaginário próprio sobre a profissão.por
dc.description.abstractIn the context of communication media and their social and cultural mediations, the thesis brings as central proposal an analysis of representations of the journalist in the film and appropriations of these narratives by those who wish to pursue the career in the future. This work tries to show how cinema contributes in the profession s imaginary, creating stereotypes about doing journalism. In addition, it influences many to follow the career, collaborating in the way students believe will be their profession in the future. The research corpus consists of 50 films that features journalists and three movies are analyzed in depth by presenting recurring themes and creating mythology traces about the profession: The big carnival/Ace in the hole, All the presidents men and State of Play. Methodological parameters include: survey literature, in-depth analysis, movies exhibition, the holding of free debates and application of questionnaires. The theoretical framework includes authors such as Edgar Morin, Stella Senra, Brian McNair, Roland Barthes, Cornelius Castoriadis, Raymond Williams and Jesús Martín-Barbero. Specific objectives seeks to: 1) conduct a review of the Journalism movies and its evolution, determining types and recurring themes; 2) identify the possible creation of mythologies about Journalism through cinema; 3) identify tunings and dissonances in the way images are appropriated for Journalism students, contributing to the creation of an specific imaginary about the profession.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T12:30:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabiolaTarapanoff2.pdf: 2694943 bytes, checksum: 002a21d7bc6b87a1334c528bc39e9806 (MD5) Previous issue date: 2014-10-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2291/FabiolaTarapanoff2.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentProcesso Comunicacionaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalistaspor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectRepresentações midiáticaspor
dc.subjectApropriações culturaispor
dc.subjectTeorias da recepçãopor
dc.subjectJournalistseng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectMedia representationseng
dc.subjectCultural appropriationseng
dc.subjectReception theorieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleJORNALISTAS NO CINEMA: REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕESpor
dc.title.alternativeJournalists in film: representations and appropriationseng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabiolaTarapanoff2.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.