???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/684
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: AS LUZES DA COMUNICAÇÃO NA ERA DO ESPETÁCULO: Olhares em tempo de novas interações midiáticas
Other Titles: The lights of communication the era of espetacle: looks at time of new interactions media
???metadata.dc.creator???: Jorge, João Leandre
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cunha, Magali do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, Laan Mendes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pansarelli, Daniel
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo propõe uma reflexão teórica sobre a produção de imagens na era do espetáculo e sua relação com a comunicação. A sistematização da pesquisa bibliográfica sobre a teoria da Sociedade do Espetáculo em Guy Debord leva em conta as questões que decorrem do excesso de luz na produção de imagens, tratada por esta pesquisa por meio do termo luzes da comunicação e apontada como uma das bases da incomunicação. O trabalho pontua a evolução das teorias da comunicação em uma releitura da noção de Sociedade do Espetáculo à luz das novas interações midiáticas. A pesquisa explora as relações sociais e a imagem na dimensão do imaginário e estuda o mito no contexto comunicacional. O esforço da pesquisa trata o mito do espetáculo como o inverso do mito da caverna de Platão onde a caverna seria o próprio espetáculo, lugar das muitas luzes, lugar da incomunicabilidade. A reflexão se depara com novos desafios no mapeamento teórico e na análise dessas novas formas de cultura do espetáculo e de sociedade e de como elas podem conter outras formas de poder nessa relação entre comunicação e suas conexões midiáticas. Por fim, a pesquisa trabalha a possibilidade da prática de alteridade nas relações humanas pela luz da comunicação.
Abstract: The study propounds a theoric reflexion about the images of the era of spectacle and its connection with the communication. The systematization of the bibliographical research about the theory of society of spectacle em Guy Debord considering the affairs that happen of the excess of lights in the production of images called by the research by the means of terms lights of the communication and pointed as one of the bases of lack of communication. The work punctuate the evolution of theories of communication in one rereading of the notion of the society of spectacle to come to the light of the new interations of the Media. The research explore the social connexion and the image in the imaginary dimension na study the myth in the communicable context. The effort of the research treats the myth of the spectacle like the inverse of the myth of the Platão s cave where the cave would be its own spectacle, places of many lights, places of the lack of communication. The reflexion based on semiology faces with new challenges in the theoric mapping and in the analysis of these new ways of the culture of the spectacle and the society and how can they carry other ways in this connection between communication and its connection with the Media. Finally, the research works the possibility of the practice of alterity in the human connexions by the light of the communication.
Keywords: Comunicação
Espetáculo
Mídia
Luzes
Imaginário
Communication
Spectacle
Media
Lights
Imaginary
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/684
Issue Date: 2-Apr-2014
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLeandre Jorge.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.