???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/67
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSuzumura, Maria Josépt_BR
dc.contributor.advisor1Cappellozza, Alexandrept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358857348226421por
dc.contributor.referee1Campos, Anderson Luis Saberpt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Dagmar Silva Pinto dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6371527386043638por
dc.date.accessioned2016-08-02T21:42:37Z-
dc.date.available2014-09-09pt_BR
dc.date.issued2014-05-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/67-
dc.description.resumoNo mundo dos negócios as organizações colocam-se numa procura contínua por diferenciações estratégicas e buscam o talento humano em profissionais cada vez mais competentes. A competência está relacionada ao desempenho e pode ser treinada e desenvolvida de acordo com as atividades e o trabalho prestado. A educação para o trabalho adquire maior importância à medida que aumenta seu papel na dinâmica da sociedade moderna que exige atualização contínua dos saberes e busca reduzir a evasão dos cursos como um de seus desafios. Esta pesquisa procura compreender a evasão escolar a partir da diferença salarial entre grupos de estudantes que abandonaram e finalizaram o curso, entre outras análises. Os dados foram coletados entre alunos ingressantes em dez cursos técnicos de nível médio de uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo entre os anos 2009 e 2011. A pesquisa permite concluir que os alunos formados conseguem melhores salários que os evadidos, sendo a média dos salários dos que conseguiram se formar superior em 16,6% à média salarial dos evadidos. A maioria dos alunos evadidos aponta o trabalho como principal causa da evasão escolar. Evidencia-se a presença das políticas públicas para o crédito educacional entre os respondentes, já que 34,8% da amostra possuem bolsas de estudo, do PROUNI ou do crédito educativo do FIES.por
dc.description.abstractIn the business world, companies are continuously searching for strategic differences and seeking human talent in increasingly competent professionals. Competence is related to performance and can be trained and developed according to the activities and the work performed. Education for work becomes more and more important as it increases its role in the dynamics of modern society which requires continuous updating of knowledge and seeks to reduce evasion from courses as one of its challenges. This research seeks to understand school dropout based on the wage gap between groups of students who dropped out school and those who finished their courses, among other issues. Data were collected between freshman students in ten mid-level technical courses at a state technical school in the city of São Paulo between 2009 and 2011. Researches support the conclusion that graduates achieve better wages then dropouts, the average wage of those who managed to graduate being 16.6pc higher than that of dropout students. Most students state that work is the main cause of their school evasion. We highlight the presence of public policies for the educational credit among respondents, as 34.8 pc the sample had scholarships, PROUNI or educational credit FIES.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-02T21:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaSuzumura.pdf: 706697 bytes, checksum: a5215671394f378e3bc9750e769da2fc (MD5) Previous issue date: 2014-05-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1565/MariaSuzumura.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentGestão de organizaçõespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiferenças salariaispor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectcursos técnicospor
dc.subjectevasão escolarpor
dc.subjectKey wage diferenceseng
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subjecttechnical courses,eng
dc.subjectschool dropouteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIOpor
dc.title.alternativeAnalysis of the wage diferences between students who have graduated and those whohave dropped out of high school techical courseseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaSuzumura.pdf690.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.