???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/665
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CQC: INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO HUMOR MIDIATIZADO
Other Titles: CQC: Information and entertainment on mediated humor
???metadata.dc.creator???: Silva, Rogério Pereira da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Laan Mendes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cunha, Magali do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Roberto Elisio dos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação aborda o humor na mídia e sua interação com a cultura e o imaginário social, a partir de um estudo do programa Custe o que Custar (CQC), da rede Bandeirante de televisão. Inicialmente descreve a evolução do humor na história ocidental, suas relações com as culturas e sua incursão na mídia, a partir do século XIX. Num segundo momento mapeia o humor presente na mídia brasileira nos séculos XX e XXI e apresenta uma categorização de programas humorísticos televisivos. Em relação ao programa televisivo estudado, resgatou-se o seu histórico, desde a sua origem no Brasil até o início do ano de 2013. Demonstrou-se por meio de levantamento bibliográfico o processo de midiatização da sociedade e a criação de identidades individuais e sociais, pautadas pela produção de bens de consumo. Por meio de uma análise descritiva, pode-se verificar a integração entre valores simbólicos da cultura, mídia e imaginário social. Concluiu-se, pela análise do programa, que o humor é elemento discursivo importante na propagação de ideias e valores, e pode ser elemento tanto de transformação quando de conformidade com as estruturas sociais dominantes. Também, que o CQC é mais um elemento dentre diversos produtos midiáticos, que funcionam como agentes sociais a atuar na construção de valores simbólicos e no imaginário social. Ainda, que no caso estudado, a informação se confunde com o entretenimento, resultando em um produto híbrido característico da cultura midiatizada contemporânea.
Abstract: This dissertation discusses the Humor in the media and their interaction with culture and social imaginary, it is a study of the program Custe o que Custar (CQC), broadcasted by Bandeirantes television network. Describes the evolution of humor in Western history, its relations with the cultures and their foray in the media, in the nineteenth century. Maps the humor present in the Brazilian media in XX and XXI centuries and presents a categorization of television comedy. About television program studied rescued up your history, from its origins in Brazil until today. It has been shown through literature, the process of mediatization of society and the creation of individual and social identities, guided by the production of consumer goods. There was integration among symbolic values of culture, media and social imaginary. We conclude by analyzing the program that humor is an important discursive element in the spread of ideas and values and can be both a transforming element when in accordance with the prevailing social structures. Also, the CQC is one element among many media products, which act as social agents to act in the construction of symbolic values and the social imaginary. In the case studied, the information is confused with entertainment, resulting in a hybrid characteristic of contemporary mediated culture.
Keywords: CQC
humor
mídia
entretenimento
informação
cultura midiatizada
CQC
humor
media
entertainment
information
culture mediatized
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: SILVA, Rogério Pereira da. CQC: Information and entertainment on mediated humor. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/665
Issue Date: 29-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RogerioSilva.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.