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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROJETO CASA BRASIL
Other Titles: Community Communication and Popular Participation Brazil House Project.
???metadata.dc.creator???: Silva, Suelen de Aguiar
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Peruzzo, Cicília M. Krohling
???metadata.dc.contributor.referee1???: Saldanha, Patricia Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Galindo, Daniel dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Estudo sobre o Projeto Casa Brasil no seu conjunto verificando suas origens e panorama atual, além de enfatizar as experiências de Comunicação Comunitária presentes na unidade Casa Brasil Imbariê. A pesquisa tem como objetivo geral resgatar o contexto histórico do Projeto Casa Brasil e sua situação atual como política pública e sua relação com a Comunicação Comunitária. Por meio de pesquisa bibliográfica constitui-se toda uma base teórica, principalmente no que se refere a Comunicação Comunitária como potencializadora do poder de comunicar. O método utilizado foi o cartográfico, viabilizado por meio das seguintes técnicas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Conclui-se que a Comunicação Comunitária estava prevista nas diretrizes do Projeto Casa Brasil, porém como conceito e prática é uma categoria ausente na maioria das unidades, pois os interesses privados e político-partidários sobrepõem-se ao interesse público, o que aparenta ser um problema estrutural no próprio projeto. Mas, apesar da Casa Brasil Imbariê não se apropriar da Comunicação Comunitária como conceito, se apropria dela na prática, pois as experiências desenvolvidas pelos seus usuários servem como um instrumento de participação popular no exercício da cidadania e promove, em partes, a articulação da comunidade.
Abstract: Study on the Brazil House Project in your whole by checking their origins and current panorama, as well as emphasize the experiences of Community Communication present in the Brazil House Imbariê.The research aims general to rescue the historical context of Brazil House Project and its current status as public policy and its relationship to Community Communication.Through a bibliographical research constitutes itself a whole theoretical base, especially with regard to Community Communication as power booster to communicate. The method used was the cartographic, made possible through the following techniques: documentary research, semi-structured interviews and participant observation. It is concluded that the Community Communication was provided for Brazil House Project guidelines, but as a concept and practice is a missing category in most units, because the party political and private interests outweigh the public interest, what appears to be a structural problem in the project itself.But despite the Brazil House Imbariê not take the ownership of Community Communication concept, appropriates it in practice, because the experiences developed by its users serve as an instrument of popular participation in the exercise of citizenship and promotes, in parts, the articulation of the community. .
Keywords: Projeto Casa Brasil
Direito à Comunicação
Comunicação Comunitária
Comunidade
Participação Popular
Project House Brazil. Right to Communication. Community Communication. Community. Popular Participation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: SILVA, Suelen de Aguiar. Community Communication and Popular Participation Brazil House Project.. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/658
Issue Date: 18-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

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