???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
???metadata.dc.creator???: Sabbadini, Luciana Guerreiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tarsitano, Paulo Rogério
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cobra, Marcos Henrique Nogueira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Garcia, Paulo Roberto
???metadata.dc.description.resumo???: O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista.
Keywords: Comunicação mercadológica
Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional
Propaganda
Relações Públicas
Marketing Communication
Higher Education institutions, Educational Marketing
Advertising
Public Relations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631
Issue Date: 10-Apr-2012
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf3.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.