???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/628
???metadata.dc.type???: Tese
Title: DISCURSO MIDIÁTICO, HOSPITALIDADE E MEDIAÇÕES CULTURAIS NA CAMPANHA ELEITORAL DE MARINA SILVA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
???metadata.dc.creator???: Franco, Maria Claudia Setti de Gouvêa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Laan Mendes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cunha, Magali do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee2???: Galindo, Daniel dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
???metadata.dc.contributor.referee4???: Bastos, Senia
???metadata.dc.description.resumo???: Os discursos da mídia e as mediações culturais referentes à campanha eleitoral de Marina Silva à Presidência da República em 2010 são o tema central desta tese. A hospitalidade enquanto dádiva fundadora e mantenedora de vínculos políticos e os processos de representações e apropriações desses discursos nas dinâmicas de produção constituíram os parâmetros da análise da cobertura de imprensa realizada a partir de um de recorte cronológico definido com base no calendário oficial da campanha: de março a novembro de 2010. O estudo empreendido articulou os processos de construção da imagem midiatizada junto à própria candidata e a correligionários anfitriões de Casas de Marina , nome dado a comitês eleitorais de natureza comunitária. O referencial teórico da pesquisa incorporou os conceitos comunicação pública, hospitalidade, mediações culturais e marketing político. A pesquisa empírica envolveu a análise da cobertura jornalística dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo além de entrevistas com a própria candidata, com gestores de sua campanha e com 11 líderes das unidades Casas de Marina . Espera-se com este texto pensar de forma mais abrangente a relação entre os movimentos da sociedade civil e a participação política institucional, evidenciar que a dádiva entre os modernos , circula e fundamenta as relações determinadas com base nas mediações culturais nas quais se efetiva. Como procurei mostrar, a hospitalidade no ambiente doméstico, assim como no ambiente virtual, propiciam as bases para a formação dos vínculos de natureza política em um mundo cada vez mais competitivo e conflituoso.
Keywords: discursos jornalísticos, campanhas eleitorais, hospitalidade, mediações culturais
journalistic discourses, electoral campaigns, hospitality, cultural mediations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: FRANCO, Maria Claudia Setti de Gouvêa. DISCURSO MIDIÁTICO, HOSPITALIDADE E MEDIAÇÕES CULTURAIS NA CAMPANHA ELEITORAL DE MARINA SILVA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/628
Issue Date: 12-Apr-2012
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Claudia.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.