???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/623
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
???metadata.dc.creator???: Victorino, Juliana Leone Paiva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bueno, Wilson da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peruzzo, Cicília M. Krohling
???metadata.dc.contributor.referee2???: Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa retratou o processo de comunicação e marketing político na vida pública de Wenceslau Braz, presidente do Brasil de 1914 a 1918. Ela abordou a política brasileira daquela época e mostrou as estratégias de convencimento usadas para indicação do mineiro ao cargo, revelando de que maneira a imprensa da época reagiu nesse período eleitoral. A metodologia que norteou essa dissertação foi a de Estudo de Caso , baseado nos conceitos básicos de Robert Yin, onde foram realizados vários estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com familiares e amigos de Wenceslau. Complementarmente quatro publicações da imprensa brasileira foram analisadas. Conclui-se que a participação da imprensa nesse processo foi bem irrelevante e o processo eleitoral foi ditado pelo regime político da época.
Abstract: This study portrayed the process of communication and political marketing in the public life of Wenceslau Braz, president of Brazil from 1914 to 1918. She approached the Brazilian policy of that time and showed the strategies of persuasion used to indicate the position of the miner, showing how the press at the time reacted in this election period. The methodology that guided this dissertation was to "Case Study", based on the basics of Robert Yin, where several studies were conducted bibliographic, documentary and interviews with family and friends of Wenceslas. In addition four of the Brazilian press publications were analyzed. It is concluded that the participation of the press was quite irrelevant in this process and the electoral process was dictated by the political regime of the time.
Keywords: Wenceslau Braz, Marketing Político, Presidência do Brasil, Eleições e Imprensa
Wenceslau Braz, Political Marketing, President of Brazil, Elections and Press
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Processo Comunicacionais
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Citation: VICTORINO, Juliana Leone Paiva. WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/623
Issue Date: 27-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Leone Paiva Victorino PG 1_135.pdf4.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.