???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/526
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A DIALÉTICA ENTRE O CONHECIMENTO DE SI E O CONHECIMENTO DE DEUS NO LIVRO X DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO
???metadata.dc.creator???: Moraes, Suelma de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Josgrilberg, Rui de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Higuet, Etienne Alfred
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gutiérrez, Jorge Luis Rodriguez
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Franklin Leopoldo e
???metadata.dc.description.resumo???: O conhecimento de si e o conhecimento de Deus estabelecem uma relação fundamental na obra mais conhecida de Agostinho, Confissões. O livro X das Confissões contém as narrativas centrais para a análise da dialética entre o conhecimento de si e o conhecimento de Deus, que tem como chave de leitura a memória para a constituição do cogito existencial. É examinada a relação que existe, no texto narrativo de Agostinho, entre a interpretação da Escritura e a constituição do si, em que há aspectos do discurso interior e abordagem no quadro da teoria narrativa que é dada a partir do conceito de identidade narrativa. A constituição do si é desenvolvida na dialética interna do personagem entre a afirmação de si e a negação de si, que apresenta a imanência do homem como característica pessoal e, ao mesmo tempo, o desejo de transcendência daquilo que o ser humano tem de mais íntimo em relação a Deus. Esta é uma análise da tensão existente entre a visão que o ser humano tem da consciência de si e a que ele tem de Deus, na busca pela felicidade.(AU)
Abstract: Self knowledge and knowledge of God are tightly interwoven in Augustines Confessions. In Book X of this work, various narratives have a key role in the dialectical movement between self knowledge and knowledge of God, whose most important perspective is that of memory as giving form to the existential cogito. It is thus examined, in Augustine‟s narrative, the relationship between the interpretation of the Scriptures and the becoming of the self. One finds in this relationship aspects of the inner discourse and of an identity-narrative approach of the narrative theory. The coming-to-be of the self relies on an internal dialectical movement of the character, which balances self acknowledgement against self denial, thus presenting mans immanence as a personal feature and, simultaneously, mens desire for transcending what they value as their most intimate relationship to God. This thesis examines the tension created by the vision man has of self knowledge and the vision man has of God in his search for happiness.(AU)
Keywords: Memória
consciência
cogito existencial
identidade narrativa
dialética
memory
self knowledge
existential cogito
identity-narrative
dialectics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Citation: MORAES, Suelma de Souza. A DIALÉTICA ENTRE O CONHECIMENTO DE SI E O CONHECIMENTO DE DEUS NO LIVRO X DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO. 2009. 192 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/526
Issue Date: 29-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_-_revisada_-_Suelma_Moraes_compativel_word_2003_PDF.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.