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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS
A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Ricardo Gondim 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sung, Jung Mo
???metadata.dc.description.resumo???: A identidade do Movimento Evangélico vem dos puritanos, dos movimentos avivalistas, mas principalmente dos milenarismos que marcaram o final do século XIX e o começo do século XX. Os pressupostos do fundamentalismo foram articulados exatamente para dar sustentação ao anseio escatológico desses grupos. A identidade evangélica se formou a partir dos vexames do fundamentalismo que tentou diminuir o impacto do darwinismo nos Estados Unidos. Os evangélicos se organizaram e mostraram capacidade de mobilização. Seminários, revistas, conferências e eventos evangelísticos tornaram os evangélicos uma força no cenário mundial, principalmente na América Latina. Embora tenham demonstrado maior flexibilidade em interagir com a cultura, os evangélicos mantiveram os pressupostos milenaristas e fundamentalistas. Na América Latina, conseguiram relevante participação no Congresso Internacional de Evangelização em Lausanne, 1974. Foi proposto que a missão da igreja incluísse responsabilidade social com a mesma relevância que a proclamação dos conteúdos da fé. Mesmo tendo chegado tarde ao Brasil, lideranças jovens se mobilizaram em torno da proposta da Missão Integral. Entretanto, a questão sobre o que deve ser considerado prioritário não foi totalmente respondido, gerando decepção e desencorajamento entre evangelicais.(AU)
Abstract: The identity of the Evangelical Movement comes from the Puritans, from the revival movements, but specially from the milleniarisms that marked the final of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. The fundamentalism concepts emerged to support the scatologic longing of these groups. The evangelical identity hás been formed from the fundamentalism attempt to diminish the impact of the Darwinism theory in the United States. The evangelicals organized themselves through conferences and seminars, magazines and evangelistic efforts that strenthgthened them throughout the world, specially in Latin America. Even though they showed a more flexible way in interacting with the culture, the evangelicals kept their millenarist and fundamentalist concepts. In Latin America , the evangelicals had a very relevant participation in the International Evangelization Conference in Lausanne, 1974. They proposed that the church mission should include social responsibility with the same importance as the proclamation of the faith contents. Even having arrived late in Brazil, young leaders mobilized themselves around the Integral Mission proposition. However, the question about what should be considered priority was not totally answered causing disappointment and discouragement among the evangelicals.(AU)
Keywords: Milenarismos
Fundamentalismo
Evangélicos
Evangelical
Congresso de Lausanne
Missão Integral na América Latina
Equilíbrio entre responsabilidade social e proclamação
MIlleniarisms
Fundamentalism
Evangelicals
Lausanne Congress
Integral Mission in Latin America
Balance between Social responsibility and proclamation of faith
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Citation: RODRIGUES, Ricardo Gondim. A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/521
Issue Date: 3-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

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