???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/52
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E CARREIRA: ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGAS
Other Titles: RELATIONSHIP BETWEEN LEARNING AND CAREER STUDY ON CORPORATE EDUCATION PROGRAM OF A COMPANY OF FREIGHT TRANSPORTATION
???metadata.dc.creator???: Mendes, Claudio Neris Martins
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Almir Martins
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Luciano Venelli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliva, Eduardo de Camargo
???metadata.dc.description.resumo???: Esse estudo se propõe analisar se a participação dos indivíduos em programas pertencentes à Educação Corporativa apresenta efeitos sobre a carreira e sobre o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Em âmbito teórico, tomam-se os trabalhos de Dutra (2002), Fleury (1997), Guns (1998) entre outros para tratar da temática de aprendizagem e as obras de Beschizza (2005), Gunz (2007) e Hall (2002) para a questão da carreira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho, exploratório, em uma organização do segmento de transportes de cargas. Participaram do estudo líderes departamentais, sendo que para obtenção de dados foi utilizada uma entrevista baseada em roteiro semiestruturado. Como resultados, identificaram-se os caminhos da educação corporativa e desenvolvimento da carreira. Desta forma, foi possível caracterizar um modelo e exemplo prático de educação corporativa às empresas de transportes de cargas, contribuindo para a formação de uma cultura organizacional. Conclui-se que se têm efeitos sobre a participação dos colaboradores nos programas de Educação Corporativa.
Abstract: This study aims to investigate whether the taking part of the individuals in programs belonging to Corporate Education presents effects on their career or their personal development of the professional. Within the theory scope, approaches are made through Dutra (2002), Fleury (1997), Guns (1998) and others in order to say about learning theme and the works written by Beschizza (2005), Gunz (2007) e Hall (2002) to address the issues related to the career. This study has a qualitative and explorative characteristic with relation to a cargo transportation segment organization. Departmental leaders have taken part in this study though interviews based on semistructured guide in the intention of obtaining the data. As results, they were identified the ways for a corporate education and career development as well. Thus, it was possible to set up a practical model for corporate education towards cargo transportation companies and at the same time, to contribute to create an organizational culture. It was concluded there are effects on the employees-taking part in these programs in Corporate Education.
Keywords: Carreira
Educação Corporativa
Transportes
Treinamento
Career
Corporate Education
Transportation
Training
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/52
Issue Date: 6-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudio Neris Martins Mendes.pdf437.05 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.