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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA ECONOMIA INFORMAL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Other Titles: Consumer Behavior in the informal economy of the region of the greater ABC Paulista
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Rita de Cassia de Andrade
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Claro, Jose Alberto Carvalho dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira, Almir Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Junqueira, Luciano Antonio Prates
???metadata.dc.description.resumo???: Diminuir o consumo de produtos oriundos da economia informal e conscientizar os consumidores acerca dos malefícios do mesmo tem sido um imperativo para os órgãos governamentais, organizações privadas e instituições não governamentais que prezam pela melhoria no ambiente de negócios. No entanto, apesar do apelo feito aos consumidores para não adquirirem produtos do mercado informal, é possível notar nas calçadas das ruas e avenidas a existência de inúmeros pontos de venda informais. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores influenciadores do comportamento do consumidor de produtos adquiridos na economia informal da Região do Grande ABC Paulista. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de caráter exploratório, cujos dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados secundários extraídos da literatura acerca do comportamento do consumidor considerando-se os fatores influenciadores: cultura, ética e responsabilidade social, bem como, a economia informal. Participaram das entrevistas pessoas economicamente ativas com idade entre 25 e 44 anos, consumidoras de produtos oriundos do comércio informal e residentes na Região do Grande ABC Paulista. Com base nos resultados da pesquisa empírica é possível inferir que os consumidores efetuam compras no comércio informal devido ao preço e acessibilidade ao ponto de venda. Trata-se de um consumo culturalmente estabelecido, devido à disseminação do mesmo entre as redes sociais das quais os consumidores fazem parte. De maneira geral, os entrevistados mostram-se conscientes sobre os malefícios sociais, ambientais e éticos da economia informal, mas pouco os consideram no momento da compra.
Abstract: Reducing the consumption of products that come from the informal economy and educate consumers on what regards to its dangers have been imperative not only for government agencies, but also private organizations and non-governmental institutions that value an improvement business environment. Nonetheless, in spite of the appeal made for consumers not to purchase products from the informal market, numerous informal outlets can be noticed. In this context, this research aims at identifying and analyzing the factors influencing consumer behavior on what concerns products purchased in the informal economy of the Greater ABC Paulista area. To this end, a qualitative study, with an exploratory character, was conducted. Its primary data was collected though semi-structured interviews. Secondary data were obtained through the literature that refers to consumer behavior, considering the following influencing factors: culture, ethics and social responsibility, as well as the informal economy. Subjects who participated in the interviews were economically active people aged between 25 and 44 years old, who consumed products from the informal trade and who were residents in the Greater ABC Paulista area. Based on the results of empirical research is possible to infer that consumers take part in informal trading due to low prices and accessibility to the market place. This is a culturally established consumption due to its widespread presence amongst social networks of which consumers belong. Overall, respondents showed awareness concerning social and environmental harms and ethical issues of the informal economy, yet little is considered at the time of purchase.
Keywords: Economia informal
Comportamento do consumidor
Fator ético
Fator cultural
Fator de responsabilidade social.
Informal economy. Consumer behavior. Ethical factor. Cultural factor. Factor of social responsibility.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/44
Issue Date: 23-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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