???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/427
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Por uma sociologia da produção e reprodução musical do presbiterianismo brasileiro: a tendência gospel e sua influência no culto
Other Titles: For a sociology of the musical production and reproduction of the Brazilian presbyterianism: the tendency gospel and the influence in the cult
???metadata.dc.creator???: Dolghie, Jacqueline Ziroldo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Campos, Leonildo Silveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Abumanssur, Edin Sued
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cunha, Magali do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee3???: Kerr, Dorothéa Machado
???metadata.dc.description.resumo???: O culto presbiteriano brasileiro se cristalizou de forma peculiar em relação ao seu estilo litúrgico. A exclusão de elementos mais ritualísticos somados ás condições de inserção deram um contorno bem específico a esse culto no Brasil. A sua forma pode ser reduzida a dois pilares de sustentação: a prédica e a música. A música também se desenvolveu de um modo peculiar dentro da denominação. Porém, desde início dos anos 90 essa musica tradicional tem sido abalada com a consolidação do mercado de música gospel. Surgiu então no Brasil um novo tipo de produção musical, relacionada com o louvor congregacional, que pelo aspecto emocional e performático, contraria a produção tradicional. Esse novo modelo de louvor, fomentado pela mídia especializada, pelo mercado gospel e em acordo com as tendências culturais atuais, tem plena aceitação do público jovem e dos novos conversos, dificultando a manutenção da tradição. Muitos são os motivos para tal fato, entre eles a atração que o mercado exerce sobre o jovem presbiteriano e o papel litúrgico da música nesse culto, que sempre gerou um grande clima de insatisfação religiosa de alguns sub grupos do laicato. Assim, a produção e reprodução musical do culto presbiteriano têm sofrido modificações que podem contribuir diretamente para uma das maiores mutações cúlticas que o presbiterianismo já sofreu desde a sua inserção entre nós. Esse novo modelo de louvor propiciou uma ruptura com a hinódia tradicional, que há muito já estava se enfraquecendo. Esta tese discute as mudanças ocorridas na produção e reprodução da música litúrgica do presbiterianismo e a sua conseqüência direta no perfil desse culto, bem como os motivos que sustentam tais mudanças, tanto em uma perspectiva micro como macro social.(AU)
Abstract: The Brazilian Presbyterian service has assumed a fixed and peculiar form referring to its liturgical style. The exclusion of more ritualistic elements, as well as the conditions for their insertion, gave a very particular outline to the religious service in Brazil. Its shape can be reduced to two pillars: sermon and music. The music has also been developed in a peculiar manner within the denomination. Nevertheless, from the early 1990s, traditional music has been shaken with the fast-growing and consolidation of the gospel music market. Then, a new format of musical production related to congregational praise emerged in Brazil, which counteracting with the traditional productions due to its emotional and performatic aspect. This new model of congregational praise was totally accepted by young people and new converted ones because it was promoted by the specialized media and the gospel market and was in harmony with current cultural trends, somehow complicating the idea of preserving religious tradition. This fact occurred for many reasons, and among them, we can mention the appeal exerted by the musical market upon Presbyterian youth and the liturgica l role music played in this service, which has always created an atmosphere of religious frustration for some laic subgroups. Therefore, musical production and reproduction of Presbyterian service suffered modifications that can contribute directly to one of the biggest modifications which the Presbyterian service has suffered since its insertion in Brazil. This new model of congregational praise facilitated the rupture with the traditional hymnody, which has ever been weakened long ago. The present study deals with the modifications that occurred in Presbyterian liturgical music production and reproduction and the direct results on the religious service profile, as well as the motives that support those modifications on micro and macro social perspectives.(AU)
Keywords: música cúltica
gospel
presbiterianismo
mercado religioso
religious music
gospel
presbyterianism
religious market
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Citation: DOLGHIE, Jacqueline Ziroldo. For a sociology of the musical production and reproduction of the Brazilian presbyterianism: the tendency gospel and the influence in the cult. 2007. 357 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/427
Issue Date: 9-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jacqueline Ziroldo.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.