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dc.creatorFernandes, Ciro Antoniopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Luciano Venellipt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Almir Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Wilson Aparecido Costa dept_BR
dc.date.accessioned2016-08-02T21:42:31Z-
dc.date.available2013-08-16pt_BR
dc.date.issued2013-08-01pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Ciro Antonio. How to form a strategist: a study on the life and skills of official police military state of São Paulo. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/41-
dc.description.resumoVisando garantir a sustentabilidade,as organizações procuram sucessivamente por estratégias que alinhem seus processos e estruturas às exigências impostas pelos fatores ambientais, bem como as necessidades de seus clientes. Tradicionalmente o planejamento estratégico privilegia as competências essenciais, que são as competências específicas às áreas vitais da organização, isto é, aquelas que diferenciam a empresa perante os concorrentes e clientes. Nesse caso, o foco está especificamente no processo, e por mais que o indivíduo seja o responsável pela realização da tarefa, aquele segue normas de conduta e padronização, em detrimento das capacidades individuais, aas quais estão atreladas a teorias focadas nos aspectos da personalidade ou aptidões pessoais, e que também interferem no desempenho organizacional. Por conta da relação que há entre estratégia e aqueles que a realizam, surgem os agentes estratégicos, os quais podem ser definidos como indivíduos que por suas habilidades e competências possibilitam às organizações a obtenção de vantagem competitiva. Esse papel de agente estratégico pode ser direcionado àquele responsável pelo planejamento estratégico e por sua execução, que é o estrategista, o qual, prioritariamente para efeito dessa pesquisa está localizado no nível estratégico máximo dentro da organização. Esse interesse pelo estrategista, apesar de ainda tímido, vem crescendo ao longo dos últimos anos, destacando a estratégia como prática como um dos temas que mais prosperam nessa área, tendo como objetivo compreender como os estrategistas se comportam dentro do processo estratégico organizacional, e como ação e teoria se articulam na execução e articulação da estratégia. A pesquisa aqui realizada, apesar de não ter o mesmo foco da estratégia como prática, pretende complementar o estudo sobre o estrategista, uma vez que objetiva compreender como são formadas as suas competências. A metodologia utilizada para entender como as competências dos estrategista são formadas foi a fenomenologia, uma vez que se pressupõe que isso ocorra nas experiências vividas pelo indivíduo, transformado, posteriormente em um conhecimento, dando origem a uma determinada competência. Quanto ao método de coleta de dados, optou-se pela história oral, a qual oferece interpretações qualitativas de processos históricos-sociais do entrevistado e permite o aprofundamento nas diversas fases e etapas do exame histórico, enfocando a problemática que se insere no objeto de pesquisa, ampliando os procedimentos heurísticos adequados e que permitam encontrar respostas, mesmo que ainda imperfeitas, mas viáveis e aceitas do ponto de vista científico. Para a análise dos resultados, recorreu-se a análise proposicional do discurso, a qual é uma espécie de análise de conteúdo e que tem objetivo inferencial, trabalhando com o significado dos enunciados. Os resultados dessa pesquisa sugerem que há uma real possibilidade de que a formação do estrategista se inicie nas relações familiares, escolares e profissionais permitindo a construção de valores que irão balizar suas ações e posturas no decorrer de sua vida.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-02T21:42:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CiroAFer.pdf: 1355849 bytes, checksum: eff7fccf2fafdac63587259fd45cde39 (MD5) Previous issue date: 2013-08-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1527/CiroAFer.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentGestão de organizaçõespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectestrategistapor
dc.subjectexecuçãopor
dc.subjectplanejamentopor
dc.subjectskillseng
dc.subjectstrategieseng
dc.subjectplanningeng
dc.subjectexecutioneng
dc.subjectstrategisteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleCOMO SE FORMA UM ESTRATEGISTA: UM ESTUDO SOBRE A VIDA E AS COMPETÊNCIAS DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULOpor
dc.title.alternativeHow to form a strategist: a study on the life and skills of official police military state of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
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