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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Doutrina da Criação na teologia de Calvino e Barth: A semelhança do método como fundamento da releitura teológica barthiana.
Other Titles: The Doctrine of Creation in Calvin´s and Barth´s theology: Methodology similarity as a bases for a new barthian theological reading
???metadata.dc.creator???: Souza Filho, Adilson de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Maraschin, Jaci Correia
???metadata.dc.description.resumo???: João Calvino é o primeiro nome que nos vem à mente ao falarmos da Reforma Protestante do século XVI. A sua influência em Genebra e especialmente a sua mais famosa e importante obra teológica intitulada Institutas, que também serviu e ainda serve de manual doutrinário para os calvinistas, atestam de fato o significado de Calvino para o rotestantismo. Nas Institutas Calvino reinterpretou todos os dogmas teológicos da igreja cristã. O dogma da criação assume lugar de destaque em sua obra pois é a partir dele que Calvino abordará outros dois, também fundamentais, que são revelação e salvação em Cristo. A característica principal que encontramos no dogma da criação de Calvino é a majestade soberana de Deus. Aliás, essa característica soberania de Deus marcou fortemente o protestantismo e ainda se faz presente na tradição reformada. Se João Calvino é o primeiro nome da Reforma Protestante, talvez, sem exagero, Karl Barth seja o primeiro nome de toda a tradição reformada. Semelhante a Calvino, Barth também reinterpretou todos os dogmas da igreja cristã. Das suas muitíssimas obras destaca-se a Die Kirchliche Dogmatik contendo mais de 9.000 páginas, que também serviu e ainda serve significativamente de referência dogmática para o protestantismo. A característica principal que encontramos no dogma da criação em Barth é o pacto da graça de Deus. A minha pesquisa focalizou o dogma da criação reinterpretado por Calvino e Barth. Ao meu ver, Barth se aproxima teologicamente de Calvino, primeiro, por ser calvinista declarado e segundo, porque sua última fase teológica é exclusivamente marcada pelo dogmatismo. Nessa pesquisa procurei desenvolver os pontos de contato entre Barth e Calvino, por exemplo, a semelhança do método teológico, que também será o fundamento da minha proposta de que Barth faz de seu dogma da criação uma releitura do dogma da criação de Calvino.(AU)
Abstract: John Calvin is the first name that comes to our mind as we mention the 16th Century Protestant Reformation. His influence in Geneva and especially his even most famous and important theological work called Institutes of the Christian Religion, which served and still serve as a doctrine manual to Calvinists, attest Calvin s relevance to the Protestantism. In the Institutes, Calvin reinterpreted all the Christian church theological dogmas. The dogma of Creation is given a special place in his work, as they serve as a starting point for Calvin to study two other equally important dogmas, which are Revelation and Salvation in Christ. The main characteristic found in Calvin s dogma of Creation is God s sovereign majesty. By the way, this way of viewing God s sovereignty marked the Protestantism movement very strongly and is still present in the reformed tradition. If John Calvin is the first name in Protestant Reformation, Karl Barth is most likely the first name in all reformed tradition. Like Calvin, Barth also reinterpreted all the dogmas of the Christian church. Of his many works, Die Kirchliche Dogmatik is certainly his most remarkable one. Consisting of more than 9,000 pages, it served and still serves significantly as a dogmatic reference source to Protestantism. The main characteristic of Karl Barth s Creation dogma is found in God s pact of grace. My research focused the dogma of Creation as reinterpreted by Calvin and Barth. According to my view, Barth approached Calvin in his theology, first of all because he is Calvinist himself, and secondly because his later theological phase is exclusively marked by dogmatism. In this work, I tried to develop the common points that I have found between Barth and Calvin, as for example, in the similarity of the theological method, which will also be the basis for my proposal of Barth s dogma of Creation as a new reading of Calvin s own dogma of Creation.(AU)
Keywords: Calvinismo
teologia dogmatica
ciências da religião
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Citation: SOUZA FILHO, Adilson de. The Doctrine of Creation in Calvin´s and Barth´s theology: Methodology similarity as a bases for a new barthian theological reading. 2004. 130 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/360
Issue Date: 16-Apr-2004
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

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