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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ENTIDADES EMPRESARIAIS NO GRANDE ABC PAULISTA: A INTEGRAÇÃO ENSINO-PESQUISA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
Other Titles: Partnership among University and e Entidadesentities in the greater paulista ABC
???metadata.dc.creator???: Massaroppe, José Antônio
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Claro, Jose Alberto Carvalho dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Luciano Venelli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dordi, José Osvaldo de
???metadata.dc.description.resumo???: O Brasil situa-se, no início da década de 2010, dentro de um sistema econômico mundial que apresenta características de ampla globalização dos mercados e alta competitividade das organizações que compõe esse sistema, e que sinalizam a necessidade de profissionais que sejam agentes de mudança nesses contextos dinâmicos e repletos de desafios. Na maioria dos países, a maturidade do sistema de inovação está ligada ao investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e ao volume de geração de Propriedade Intelectual (PI). O Brasil, apesar de apresentar um Produto Interno Bruto (PIB) concentrado nos setores de agropecuária e de serviços, revela um nível de inovação gerado pelo setor produtivo e o seu consequente investimento em P&D muito baixos em comparação com a evolução desse mesmo PIB, denotando com isso que as empresas buscam, em seus países de origem, soluções já desenvolvidas e patenteadas para seu desenvolvimento ou procuram transferir a responsabilidade de produzir registros e patentes de inovações à academia. A integração da cultura acadêmica com a cultura empresarial é capaz de gerar benefícios mútuos, melhorando a competitividade do país; em outras palavras, é uma maneira de transformar o conhecimento em riqueza. Este trabalho relacionando os conceitos ensino-pesquisa e prática empresarial pretende estudar, sob o enfoque da realidade apresentada pelos Planos Estratégicos Regionais (PER) da Região do Grande ABC Paulista e das diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 (PNPG 2011-2020), o processo de integração do conhecimento científico existente entre as Entidades Empresariais (E-E) e as Universidades dessa mesma região. Através da metodologia de pesquisa de estudo de caso, analisaram-se as estratégias propostas pelas universidades e a prática do setor empresarial e as possíveis barreiras apontadas como restrições às interações entre eles. Nosso estudo enfocou a análise da relação entre esses dois atores e apontou as principais barreiras para a otimização dessa parceria, tais como o acesso a recursos, o aumento da competitividade via aumento da credibilidade na relação Universidade Empresa (U-E), o reconhecimento das realidades regionais e o latente descompasso entre o pensamento acadêmico e a realidade empresarial. Além disso, constatou-se a necessidade de uma mais ampla discussão, disseminação e implementação dos documentos setoriais, regionais e nacionais que regulam, esclarecem e fornecem bases estratégicas para o desenvolvimento da relação U-E, como forma de otimização do processo de transformação do conhecimento em riqueza social.
Abstract: Brazil, lies at the start of decade 2010, within an worldwide economic environment that shows characteristics of broad market globalization and high competitiveness of the organizations comprising this system and indicating the need for professionals acting like transformation agents, in these dynamic contexts load of challenges. In most countries the maturity of the innovation system is linked to investment in Research and Development (R & D) and the volume of generating Intellectual Property (IP). Brazil, despite having a Gross Domestic Product (GDP) concentrated in the sectors of agriculture and services, reveals a very low level of innovation, generated by the productive sector and its consequent investment in R & D, when compared to the evolution of that same GDP, denoting, thereby, that companies tend to look in their home countries, for solutions already developed and patented for its development work, or seek to shift the burden of producing records of innovations and patents to the Academy. The interaction between academic and business cultures is able to generate mutual benefits, improving the country s competitiveness; in other words, is the way to transform knowledge into social wealth. This paper relating the education-research and business practices concepts, intends to study, from the standpoint of the reality presented by the Greater ABC Region s Strategic Regional Plan and the guidelines of the National Postgraduate Program 2011-2020 (PNPG 2011-2020), the integration of the scientific knowledge processes, between the Business Entities (BE) and Universities in this specific region. Through the research methodology of case study, will be analyzed the strategies proposed by universities and the industry business practices, in order to understand the possible barriers identified as restrictions, on interactions between them. Our study focused on the analysis of the relationship between these two actors, pointed out the main barriers to the optimization of the partnership, such as access to resources, increase competitiveness via increased credibility in University Business relationship, the recognition of the realities regional and the latent gap between academic thinking and business realities. Moreover, our study showed the need for a wider dissemination, discussion and implementation of the sectorial, regional and national government documents, which clarify and provide strategic foundations for the development of health relations, between universities and businesses, as a way to optimize the process of transforming knowledge into social wealth.
Keywords: Ensino-pesquisa
Relações interorganizacionais
Cultura acadêmica
Cultura empresarial
Conhecimento.
education and research
inter-organizational relationships
academic culture
business culture
knowledge.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: MASSAROPPE, José Antônio. Partnership among University and e Entidadesentities in the greater paulista ABC. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/34
Issue Date: 13-Dec-2012
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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