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DC FieldValueLanguage
dc.creatorThomé, Adrianapt_BR
dc.contributor.advisor1Sung, Jung Mopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882851559809239por
dc.contributor.referee1Brito, Enio Jose da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048611047638668por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cláudio Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521034622952334por
dc.contributor.referee3Josgrilberg, Rui de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6814803104634334por
dc.date.accessioned2016-08-03T12:19:24Z-
dc.date.available2013-07-17pt_BR
dc.date.issued2012-10-01pt_BR
dc.identifier.citationTHOMÉ, Adriana. The Art of Popular Education as a process of liberation at the thought of Comblin. 2012. 178 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/260-
dc.description.resumoEste estudo discute a relação entre o processo de Libertação no pensamento de José Comblin e a Educação Popular, a partir da perspectiva antropológica e social da liberdade do ser humano como vocação singular de cada sujeito. Discute ainda a implicação desta noção de liberdade que inclui a responsabilidade para com o outro, como dimensão fundamental para o engajamento na luta pela transformação da sociedade. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada a análise dos elementos que fazem interface entre a noção de libertação-liberdade e a Educação Popular no pensamento de Comblin. Trabalha-se com a hipótese de que o elemento antropológico e social na perspectiva de Libertação, presente no pensamento de José Comblin, tem relação com a gênese ideológica da Educação Popular e sua práxis libertadora na sociedade no Brasil, na segunda parte do século XX. Para tal, buscou-se apresentar a vida e a obra de José Comblin e daqueles que dialogam com ele, a fim de que se possa entender de maneira profícua a noção de libertação dentro dos períodos históricos que marcaram a renovação da Igreja Católica e a formação da Teologia da Libertação. Esses momentos marcantes dizem respeito ao Concílio Vaticano II, à Conferência de Medellín, de Puebla e pós-puebla. Ainda se fez um breve histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina e suas implicações filosóficas e pedagógicas a fim de ter elementos concretos para realizar a análise da relação entre o referencial teórico e o contexto da Educação Popular e a noção de liberdade e libertação no pensamento de José Comblin.por
dc.description.abstractThis study discuss the relationship between the processo of liberation of thought by José Comblin and Popular Education, from the antropology perspective and freedom social of human being as singular vocation of each subject as well as of implication of this notion of liberty including the responsibility to other as fundamental dimension to engagement in the struggle for transforming society. By means of bibliography research, analysis of elements that makes interface between notion of freedom of liberty and popular education in concept of Comblin. Works with the hypothesis of the Anthropological element and social in the perspective of freedom present of thought of José Comblin there is a relation of with ideological genesis of Popular Education and its liberating praxis in society in Brazil in the second part of the twentieth century. For this brings up the life of José Comblm, and those people who discuss with him in order to can understand in the way prolific notion of liberation within the historical periods that marked the renewal of the Catholic Church and the formation of Liberation Theology. These important moments say about second Vatican council, the conference of Medellín, of Puebla y post-puebla. Still made a brief history of popular education in Brazil and Latin America and their philosophical and pedagogical implications in order to have concrete facts to perform the analysis of the relationship between the theoretical and the context of popular education and the notion of freedom and liberation in thought of Joseph Comblin.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T12:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Thome.pdf: 1790974 bytes, checksum: b3c0f661d41bdd584fa95ee91c447dc4 (MD5) Previous issue date: 2012-10-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1718/Adriana%20Thome.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.department1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Sociepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibertaçãopor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectTeologia da Libertaçãopor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectJosé Comblinpor
dc.subjectLiberationeng
dc.subjectFreedomeng
dc.subjectLiberation Theologyeng
dc.subjectPopular Educationeng
dc.subjectJoseph Comblineng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleA ARTE DA EDUCAÇÃO POPULAR E O PROCESSO DE LIBERTAÇÃO NO PENSAMENTO DE COMBLINpor
dc.title.alternativeThe Art of Popular Education as a process of liberation at the thought of Comblineng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

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