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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Construção de escala de competências socioemocionais no contexto do trabalho
Other Titles: Construction of socio-emotional skills scale in the work context
???metadata.dc.creator???: Netto-Silva, Carla Tereza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Maria do Carmo Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cortez , Pedro Afonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira , Sônia Regina Gondim
???metadata.dc.description.resumo???: O principal objetivo deste estudo foi construir e analisar evidências de validade psicométrica da Escala de Competências Socioemocionais no contexto do trabalho (CSE-Lab). As competências socioemocionais (CSE’s) ganharam relevância considerável como fatores-chave no desempenho acadêmico e profissional, por serem componentes básicos para o desenvolvimento de novas competências, visto que o processo de educação formal não assegura o alto desempenho e o avanço profissional. Além disso, há muitas instabilidades e imprevisibilidades no mundo do trabalho, o que demanda dos profissionais um bom gerenciamento de suas emoções. As CSE’s podem auxiliar o trabalhador a atuar em ambientes hostis e com baixo suporte social, além de estarem associadas ao bem-estar e à saúde mental no trabalho. Para atender o objetivo, primeiramente foi definido o modelo teórico das CSE’s a partir da revisão teórica. Posteriormente foram conduzidos grupos focais com profissionais de eixos de carreira diversos para, orientados pela teoria, obter suporte à construção dos itens do instrumento, identificando os comportamentos latentes e as demandas socioemocionais dos trabalhadores. A validade psicométrica da escala CSE-Lab foi avaliada com uma amostra composta por 450 profissionais que atuam em eixos de carreira diversos, 56% de empregados em regime CLT, a maioria da região sudeste do país (89%), com predominância do sexo feminino (72%), casados (71%), cujas idades variaram entre 18 e 78 anos (M= 44,4; DP =11,71), 88% com, no mínimo, graduação completa em áreas diversas. As respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Os resultados desta amostra indicaram que 27 itens dos 43 inicialmente construídos não foram correlacionados ao modelo teórico, os quais foram excluídos, gerando uma versão final de 16 itens, com cargas fatoriais maiores que 0,40, reunidos em um só fator com alfa de Cronbach de 0,81 e índice de fidedignidade composta de 0,99. O estudo confirma a estrutura unifatorial das CSEs e tem como principal contribuição ter disponibilizado uma escala para avaliação das CSE’s no contexto do trabalho, que poderá servir como base para autoavaliação ou ainda para a elaboração de programas de educação corporativa, iniciativas e práticas para contribuição do desenvolvimento das CSE’s no ambiente organizacional. O instrumento tem relevância para condução de futuras pesquisas científicas que poderão identificar o valor preditivo das CSE’s em outras variáveis com relação a práticas organizacionais e ao desenvolvimento profissional dos trabalhadores.
Abstract: The main objective of this study is to build and analyze Psychometric validity evidence of the Social-emotional competence scale in a job environment and context (CSE-Lab). Social-Emotional Competences (SECs) became increasingly important as a key element in academic and professional performance, as they are basic components for the new skills development, considering that the formal education process does not ensure high performance and professional advancement. Furthermore, there are much instability and unpredictability in the labor market, which requires professionals to manage their emotions well. The SECs can assist the worker to act in a low-social support hostile environment, besides being associated with well-being and mental health at work. In order to meet the goal, the SECs theoretical model was previously defined from the literature review. Firstly, specific groups were conducted with different professional careers to build the instrument basis identifying the latent behaviors and socio-emotional worker’s demands. Afterwards, the psychometric validity of the CSE-Lab scale was evaluated by a sample, which is consisted of 450 professionals who work in different axis career, 56% of employees under CLT, most of them in the southeastern region of the country (Brazil); (89%), which the majority of them are female (72%), married (71%), whose ages vary between 18 and 78 years (M = 44.4; SD = 11.71), 88% with at least a complete degree in different areas. The answers were submitted to exploratory and probatory factor analysis. The results showed that 27 items out of the 43 initially constructed did not correspond to the theoretical model, which were excluded, generating a final version of 16 items, with factor loads greater than 0.40, combined in a single factor with Cronbach's alpha of 0.81 and composite trustworthy index equal to 0.99. The study confirms the one-factor structure of SECs and its main contribution was to have provided available a scale for the evaluation of SECs in a job context, which may serve not only as a self-evaluation basis but also the corporate education programs elaboration, initiatives, and practices for the development assistance of SECs in the organizational environment. The instrument is definitely relevant for conducting future scientific researches which may identify the predictive value of SEC’s in other variables concerning organizational practices and the professional workers´ development.
Keywords: competências emocionais; instrumentos psicométricos; escalas de medida; validade; medidas em psicologia  
emotional competences; psychometric instruments; scales of measure; validity; measures in psychology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da Saude
???metadata.dc.publisher.program???: Psicologia da Saude
Citation: Netto-Silva, Carla Tereza. Construção de escala de competências socioemocionais no contexto do trabalho. 2021. 81 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2116
Issue Date: 19-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Psicologia da Saude

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