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DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes Junior, Manoel Ribeiro dept_BR
dc.contributor.advisor1Higuet, Etienne Alfredpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5600938581821983por
dc.contributor.referee1Josgrilberg, Rui de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6814803104634334por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cláudio Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521034622952334por
dc.contributor.referee3Araújo, Luis Bernardo Leitept_BR
dc.contributor.referee4Bordin, Luigipt_BR
dc.date.accessioned2016-08-03T12:18:52Z-
dc.date.available2012-03-05pt_BR
dc.date.issued2011-03-09pt_BR
dc.identifier.citationMORAES JUNIOR, Manoel Ribeiro de. HERMENÊUTICA, CRÍTICA E FORMAÇÃO: A virada na compreensão da Religião a partir da Teoria Crítica de Max Horkheimer. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/198-
dc.description.resumoA tese Hermenêutica, Crítica e Formação: A virada na compreensão da Religião a partir da Teoria Crítica de Max Horkheimer é um estudo das obras e do desdobramento do filósofo que coordenou a fundação da Escola de Frankfurt. Um direcionamento insicivo desta pesquisa visou reconstruir uma compreensão alargada sobre religião ao lado de outros e importantíssimos conceitos críticos de razão, pessoa e sociedade entendendo que este tema central e suas implicações para a existência humana, surgiram a Horkheimer de forma entrelaçadamente teórica e humanitária. Contudo, o centro da tese não estava empenhado somente em apresentar esta virada compreensiva da religião como novidade às discussões filosóficas dispensada a este tema, mas, paralelamente, a de desvendar as categorias metodológicas (a crítica, a formação e a interpretação) que foram responsáveis por garantir uma apropriação intelectual deste tema sem recorrer ao ceticismo fatalista ou a outras expressões que abandonem um procedimento ilustrativo da razão. O pensamento de Horkheimer é uma expressão intelectual que inesperadamente não se ajusta somente às tentativas de atualização do hegelianismo, do marxismo, do kantismo etc., mas de um esforço de desancorar a filosofia do dogmatismo da tradição, do anacronismo lógico-formal das ciências objetivates e das considerações unilaterais sobre verdade e razão.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T12:18:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manoel Ribeiro de Moraes Jr.pdf: 1141804 bytes, checksum: 4b4a52627d24755a7e73126280676a1e (MD5) Previous issue date: 2011-03-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1670/Manoel%20Ribeiro%20de%20Moraes%20Jr.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.department1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Sociepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia da religião, teoria crítica, Max Horkheimer, Crítica, Interpretaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleHERMENÊUTICA, CRÍTICA E FORMAÇÃO: A virada na compreensão da Religião a partir da Teoria Crítica de Max Horkheimerpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

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