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???metadata.dc.type???: Tese
Title: EFICÁCIA ADAPTATIVA E DINÂMICA PSÍQUICA EM ENLUTADOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDOS EM PSICOTERAPIA BREVE OPERACIONALIZADA (PBO)
Other Titles: ADAPTATIVE EFFICIENCY AND PSYCHIC DYNAMICS IN MOURNERS FOR TRAFFIC ACCIDENTS ATTENDED IN BRIEF PSYCHOTHERAPY (PBO)
???metadata.dc.creator???: SERRALHEIRO, REGIANE RIBEIRO DE AQUINO
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Avoglia, Hilda Rosa Capelão
First advisor-co: Heleno, Maria Geralda Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gomes , Miria Benincasa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rezende , Manuel Morgado
???metadata.dc.contributor.referee3???: Franco, Maria Helena Pereira
???metadata.dc.contributor.referee4???: Rosa , Helena Rinaldi
???metadata.dc.description.resumo???: Os acidentes de trânsito têm levado à morte cerca de 43 mil pessoas ao ano e mais de 500 mil feridos. Além dos custos de atendimento às vítimas fatais e não fatais, há os custos sociais e o impacto psicológico nas vítimas e seus familiares e pouco tem sido feito para auxiliar os enlutados. O presente estudo teve como objetivo avaliar e relacionar a evolução da eficácia adaptativa e a dinâmica psíquica de enlutados por acidentes de trânsito atendidos em psicoterapia breve operacionalizada (PBO), por meio de estudo qualitativo de método combinado (clínico e quase-experimental). Os participantes foram submetidos às entrevistas analisadas pelo Sistema Diagnóstico Adaptativo Operacionalizado - SISDAO e ao Teste das Relações Objetais de Phillipson – TRO, em seguida, foram atendidos em PBO por 12 sessões, sendo reavaliados ao término pelos mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 6 casos, predominantemente do sexo feminino e com nível universitário (83%), com idade média de 40 anos, e dois (33%) eram condutores dos veículos. Em relação aos falecidos, dois (22%) eram filhos e dois (33%) genitores, com idade média de 40,5 anos, (66%) sexo masculino e (66%) passageiros de veículos de passeio. Na avaliação inicial do TRO, observou-se predominância da posição esquizo-paranóide com alternância da gliscocárica, uso de mecanismos de defesas mais primitivos e pobre contato com realidade. O luto foi considerado situação-problema para a PBO e, por meio de interpretações teorizadas, buscou-se auxiliar no entendimento das soluções dadas, como a intensa culpa persecutória e as fantasias onipotentes de que poderiam ter evitado os acidentes. Na avaliação final, verificou-se redução da intensidade da crise, aumento da confiança no mundo interno e externo, melhor contato com a realidade e evolução na eficácia adaptiva. Tanto o TRO quanto o SISDAO se mostraram sensíveis para observar mudanças na dinâmica psíquica. Por fim, pode-se afirmar que os pacientes se beneficiaram da PBO e este tipo de intervenção psicológica pôde auxiliar pacientes com esta demanda. Recomenda-se que mais estudos possam ser realizados, ampliando a amostra e espera-se que contribua para o debate de políticas públicas de promoção de saúde, prevenção de acidentes e, na ocorrência destes, que os enlutados que necessitem, sejam ser acolhidos em seu sofrimento, a fim de que retomem suas vidas e respondam de modo mais eficaz às demandas do cotidiano.
Abstract: Traffic accidents have killed about 43 thousand of people per year and more than 500 thousand injured. In addition to the costs of providing care to fatal and non-fatal victims, there are the social costs and psychological impact on the victims and their families and little has been done to assist the grief. The present study had as objective to evaluate and relate the evolution of the adaptive efficacy and the psychic dynamics of bereaved people for traffic accidents attended in Brief Psychotherapy Operated (PBO), through a qualitative study of a combined method (clinical and quasi-experiment). The participants were submitted to interviews analyzed by the Operative Adaptive Diagnostic System (SISDAO) and the Phillipson's Object Relations Test (TRO), then, were attended in PBO for 12 sessions, being reassessed at the end by the same instruments. The sample consisted of 6 cases, predominantly female and university (83%), with a mean age of 40 years and two (33%) were vehicle drivers. In relation to the deceased, two (22%) were son and two (33%) parents, with a mean age of 40.5 years, (66%) male and (66%) passenger vehicles. In the initial evaluation of TRO, observed predominance of the schizo-paranoid position with alternation of the gliscocárrica, use of mechanisms of more primitive defenses and poor contact with reality. Mourning was considered a problem situation for the PBO and, through theorized interpretations, it sought to aid in the understanding of the solutions given, such as intense persecutory guilt and omnipotent fantasies that might have prevented accidents. In the final evaluation, there was a reduction in the intensity of the crisis, increased confidence in the internal and external world, better contact with reality and evolution in adaptive effectiveness. Both TRO and SISDAO were sensitive to observe changes in psychic dynamics. Finally, it can be stated that patients benefited from PBO and, this type of psychological intervention can help patients with this demand. It is recommended that more studies can be carried out, expanding the sample and it is expected that it can contribute to the debate of public politics of health promotion, accident prevention and, in the event of these, that the mourners in need, can be welcomed in their suffering, so that they can resume their lives and respond more effectively to the demands of daily life.
Keywords: Psicoterapia Breve; Luto; Teste de Relações Objetais (TRO); Sistema Diagnóstico Adaptativo Operacionalizada (SISDAO); Acidentes de trânsito
Brief Psychotherapy; Grief; Phillipson's Object Relations Test (TRO); Adaptive Diagnosis Operationalized System (SISDAO); Traffic-accidents
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da Saude
???metadata.dc.publisher.program???: Psicologia da Saude
Citation: SERRALHEIRO, REGIANE RIBEIRO DE AQUINO. EFICÁCIA ADAPTATIVA E DINÂMICA PSÍQUICA EM ENLUTADOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDOS EM PSICOTERAPIA BREVE OPERACIONALIZADA (PBO). 2019. 340 folhas. Tese( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1867
Issue Date: 25-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Psicologia da Saude

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