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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EMPRESAS BRASILEIRAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA ADERÊNCIA AO ISE SOBRE A RENTABILIDADE SOBRE O PREÇO DAS AÇÕES
Other Titles: SOCIALLY RESPONSIBLE BRAZILIAN COMPANIES: AN ANALYSIS OF THE IMPACT OF THE ISE ADHERENCE TO THE ON THE PROFITABILITY AND PRICE OF SHARE
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, ELISÂNGELA MASSELLI
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes Neto, Octavio Ribeiro de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira , Almir Martins
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo, tem como objetivo, investigar as eventuais diferenças, em termos de rentabilidade e preço das ações entre empresas participantes e não participantes do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) na BM&FBovespa, atual B3. A amostra analisada, escolhida por conveniência, é composta por dez empresas dos setores de Energia, Alimentos, Telefonia, Madeira/Tinta e Papel e Celulose, sendo duas empresas de cada setor, uma participante do ISE e outra não participante. Foram realizadas análises comparativas, para evidenciar diferenças e semelhanças, em termos de valorização/desvalorização do preço das ações, da companhia no mercado, através dos indicadores financeiros EBITDA/ATIVO, EBITDA/Receita Líquida e ROI no período de 2013 a 2017. Os dados, sobre o preço das ações, foram obtidos no site da BM&FBovespa (B3) e os indicadores financeiros foram calculados, com base nas demonstrações contábeis das empresas referentes ao período em análise. Empregou-se o método estatístico de Mann-Whitney para teste de média, e os resultados obtidos mostraram que, não se observaram diferenças ,estatisticamente, significantes entre os dois grupos de empresas (socialmente responsáveis e mercado) em relação aos aspectos analisados,concluiu-se que o desempenho econômico financeiro das empresas do ISE, de modo geral, comportam-se da mesma maneira que as empresas não participantes, mediante a amostra analisada percebe-se que não existe vantagens econômica e financeiras em participar do ISE, não encontrou-se diferenças significativas em relação a economia e finanças das empresas comparadas. Podemos dizer também que os clientes das empresas analisadas de certo modo não estão muito preocupados com a sustentabilidade ambiental das empresas, ao adquirirem produtos ou serviços, pois se estivessem, preferiam as empresas que estão no ISE, isso as tornaria mais rentáveis e os resultados dos testes efetuados seriam diferentes.
Abstract: The objective of this research is to investigate possible differences in terms of profitability and price of the shares between the participating and non-participating companies of the ISE (Corporate Sustainability Index) on BM & FBovespa, currently B3. The sample analyzed, chosen for convenience, is composed of ten companies from the Energy, Food, Telephone, Wood / Paint and Pulp and Paper sectors, two companies from each sector, one ISE participant and one non-participant. Comparative analyzes were carried out to show differences and similarities in terms of appreciation / devaluation of the company's market price through the financial indicators EBITDA / ASSETS, EBITDA / Net Revenue and ROI for the period from 2013 to 2017. The data (BM & FBovespa) (B3) and financial indicators ,were calculated based on the financial statements of the companies for the period under review. The Mann-Whitney statistical method was used for the mean test, and the results obtained showed that there were no statistically significant differences between the two groups of companies (socially responsible and market) in relation to the aspects analyzed, it was found that the financial performance of ISE companies in general behaves in the same way as non-participating companies, it was found that there are no financial advantages in participating in ISE, there are no influences on financial performance and no differences were found compared to comparative business finances. It does not have attractive advantages for organizations. We can also say that the clients of the analyzed companies are not concerned with the environmental sustainability of the companies, when they buy products or services, if they had, they would prefer the companies that are in the ISE, that would make them more profitable and the results of the tests carried out would be different
Keywords: SUSTENTABILIDADE; ISE; BOVESPA; INDICADORES FINANCEIROS 
SUSTAINABILITY; ISE; BOVESPA; FINANCIAL
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: GONÇALVES, ELISÂNGELA MASSELLI. EMPRESAS BRASILEIRAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA ADERÊNCIA AO ISE SOBRE A RENTABILIDADE SOBRE O PREÇO DAS AÇÕES. 2018. 55 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1818
Issue Date: 18-Oct-2018
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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