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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs): Estudo de Caso numa Empresa do Comércio Varejista de Itanhaém e Região
Other Titles: STRATEGIC PLANNING IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES (MPEs): Case Study in a Retail Trade Company of Itanhaém and Region
???metadata.dc.creator???: COTTA, CELSO PEIXOTO
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kuniyoshi, Márcio Shoiti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira, Almir Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza , Crisomar Lobo de
???metadata.dc.description.resumo???: A busca pela consecução de melhores resultados tem motivado as organizações a desenvolverem sua capacidade estratégica para enfrentar as mudanças e desafios no contexto da economia globalizada. Desta forma, em busca de obter sucesso no mundo dos negócios, as empresas têm superado diversos desafios, e para isto utilizam estratégias variadas. No setor varejista, está havendo um processo de transformação bastante acirrado, e estas mudanças estão fazendo com que as organizações procurem aprimorar seu ambiente de trabalho modificando suas práticas, indo à busca de diferenciais para ultrapassar as barreiras do mercado. É preciso preparar a empresa para, diante das oportunidades e ameaças, otimizar as vantagens competitivas em relação à concorrência. Planejar é contrário a improvisar. Quem improvisa, nem sempre obtém resultados. Neste ínterim, o planejamento estratégico para uma organização é perene, mas para isso a empresa deve pensar estrategicamente, e esta é representada e administrada por gestores e empreendedores que, por sua vez, devem estar preparados para produzir e conduzir esta ferramenta para enfrentar os desafios constantes da competitividade, aumentando a possibilidade de obter um bom posicionamento no mercado em que atua. Este estudo tem como foco central analisar o planejamento estratégico em uma microempresa do ramo de varejo de materiais hidráulicos e elétricos no município de Itanhaém-SP. Este estudo desenvolveu uma pesquisa exploratória para formação do referencial teórico e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso único. Ao final do estudo foi possível verificar que os resultados apresentados pela Idralar Comercio de Materiais Hidráulicos e Elétricos como uma EPP atuante há 23 anos no mercado com imagem consolidada em seu mercado de atuação vão de encontro com o que é apresentado em outras pesquisas semelhantes, com o planejamento estratégico não sendo realizado pela empresa formalmente, apesar de percebê-lo nas falas do gestor, com seus elementos sendo considerados por eles no dia a dia de seu negócio, verificando-se nesse caso fatores de sucesso que podem ser atribuídos à especialização em um segmento de mercado, ao engajamento, lealdade e comprometimento dos sócios e funcionários em melhor atender aos seus clientes. O resultado demonstrou que a empresa de pequeno porte estudada realiza planejamento estratégico informal, de curto prazo e de acordo com suas necessidades, pois dependem de retorno financeiro para planejar novos investimentos, acreditando que o conhecimento técnico é suficiente para assegurar a longevidade da sua empresa.
Abstract: The search for better results has motivated organizations to develop their strategic capacity to face the changes and challenges in the context of the globalized economy. In this way, in search of success in the business world, companies have overcome several challenges, and for this they use varied strategies. In the retail sector, there is a very intense transformation process, and these changes are causing organizations to seek to improve their work environment by modifying their practices, looking for differentials to overcome the barriers of the market. It is necessary to prepare the company, in the face of opportunities and threats, to optimize the competitive advantages over the competition. Planning is contrary to improvising. Whoever improvises does not always get results. In the meantime, strategic planning for an organization is perennial, but for this the company must think strategically, and this is represented and managed by managers and entrepreneurs who, in turn, should be prepared to produce and lead this tool to meet the challenges of competitiveness, increasing the possibility of obtaining a good position in the market in which it operates. This study has as its central focus analyze the strategic planning in a micro-enterprise of the retail of hydraulic and electrical materials in the city of Itanhaém located on the coast of São Paulo’s state. From the research carried out, it was possible to reach the proposed objective and demonstrating that the importance of strategic planning for micro-enterprises. At the end of the study, it was possible to verify that the results presented by Idralar as a small-sized business that has been active for 23 years in the local commerce with a consolidated image in its market are in agreement with what is presented in other similar studies, with strategic planning not being carried out by the company formally, despite perceiving it in the manager’s speeches, with its elements being considered by them in the day-to-day of their business, being verified in this case success factors that can be attributed to the specialization in a commerce segment, to the commitment, loyalty and commitment of partners and employees to better serve their clients. Results showed that the SME studied uses informal, short-term strategic planning, according to its necessities, as it depends on financial return in order to plan new investments, believing technical knowledge is enough for the longevity of the company.
Keywords: Empreendedorismo; Planejamento Estratégico; Microempresa.
Entrepreneurship; Strategic planning; Small and Medium-sized enterprise
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: COTTA, CELSO PEIXOTO. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs): Estudo de Caso numa Empresa do Comércio Varejista de Itanhaém e Região. 2018. 124 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1817
Issue Date: 12-Sep-2018
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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