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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E REDES SOCIAIS NA INTERNET: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SAMARCO
Other Titles: CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY AND SOCIAL NETWORKS ON THE INTERNET: A CAE STUDY SAMARCO
???metadata.dc.creator???: SILVÉRIO, FLÁVIA REGINA MORALES
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bueno , Wilson da Costa
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Silva, Cilene Victor da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Farias , Luiz Alberto de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira , Ricardo Alexino
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo traz reflexões acerca da temática de responsabilidade social empresarial como um dos preceitos da sustentabilidade, estabelecendo relação com o desastre envolvendo a Samarco que, no dia 5 de novembro de 2015, teve uma de suas barragens de minério rompida, na região da cidade de Mariana, resultando no despejo de 62 milhões de metros cúbicos de lama, perdendo a biodiversidade não apenas local, mas também em todo o percurso percorrido pelos dejetos. Apresenta-se, ainda, os resultados da investigação sobre o processo comunicativo da empresa com os atingidos, principalmente no que diz respeito à utilização das redes sociais como aparato tecnológico facilitador do diálogo, embasando teoricamente o sujeito contemporâneo e sua interação com as redes sociais. Quanto à metodologia utilizada para desenvolvimento do trabalho, fez-se uso da análise documental e de conteúdo sobre o caso, pesquisa bibliográfica referente às temáticas: redes sociais e responsabilidade social empresarial, e por fim, uma pesquisa qualitativa com roteiro pré-definido, aplicado a relevantes atores envolvidos na questão, com amostragem não probabilística e por acessibilidade, em visita de campo percorrendo todo o trajeto da lama no período de 10 a 21 de julho de 2017, iniciando o percurso em Mariana, passando por Barra Longa (MG), Governador Valadares (MG), Colatina (ES), Linhares e seu distrito: Regência (ES) – onde se situa a foz do rio Doce. Com a pesquisa, foi possível verificar que o processo de diálogo entre a porta-voz da Samarco, a Fundação Renova e os atingidos tem ocorrido, porém a questão maior está na burocracia que envolve as demandas solucionais do caso, em relação à utilização de aparatos tecnológicos como objeto facilitador, o mesmo também tem sido utilizado, porém em escala menor aos diálogos presenciais
Abstract: The study reflects on the theme of corporate social responsibility as one of the principles of sustainability, establishing a relationship with disaster involving Samarco, which on November 5, 2015 had one of its ruptured ore dams in the region of Mariana , resulting in the dumping of 62 millions of cubic meters of mud, losing biodiversity not only locally, but also throughout the course of the waste. The results of the research on the communicative process of the company with those affected are presented, especially with regard to the use of social networks as a technological facilitator of the dialogue, theoretically underpinning the contemporary subject and its interaction with social networks. As for the methodology used for the development of the work, it is used documentary analysis and content on the case, bibliographic research on the themes: social networks and corporate social responsibility, and finally, a qualitative research with a pre-defined script, applied the relevant actors involved in the issue, with non-probabilistic sampling and accessibility, on a field visit covering the entire mud trail from July 10 to 21, 2017, starting the route in Mariana, passing through Barra Longa (MG), Governador Valadares (MG), Colatina (ES), Linhares and its district: Regência (ES) - where the mouth of the river Doce is located. With the research, it was possible to verify that the process of dialogue between the spokesperson of Samarco, the Renova Foundation, and those affected has occurred, but the major issue is the bureaucracy that involves the solution of the case in relation to the use of technological devices as a facilitator, it has also been used, but in a smaller scale than the face-to-face dialogues.
Keywords: Responsabilidade social empresarial; Samarco; Redes Sociais; Comunicação Organizacional; Comunicação de Crise
Responsabilidad Social Empresarial; Samarco; Redes sociales; Comunicación Organizacional;Comunicación de Crisis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
???metadata.dc.publisher.program???: Comunicacao Social
Citation: SILVÉRIO, FLÁVIA REGINA MORALES. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E REDES SOCIAIS NA INTERNET: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SAMARCO. 2018. 147 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1784
Issue Date: 21-May-2018
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

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