???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1781
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Inclusão:o que a escola tem a aprender com a família?
Other Titles: Inclusion: what does the school have to learn from the family?
???metadata.dc.creator???: Silva, Vera Luci Machado Prates da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee1???: Medeiros, Arilene Maria Soares
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fischmann , Roseli
???metadata.dc.description.resumo???: O tema inclusão escolar está em pauta nas discussões na atualidade, em especial no meio educacional. Convivendo com familiares de pessoas com deficiência, este assunto é recorrente, sempre cercado de desconfiança e insegurança. Neste trabalho proponho-me a discutir o tema na perspectiva da família. Como tenho minha vida marcada por esta realidade, busquei o referencial teórico da Bricolagem e História de Vida que possibilitam uma aproximação do pesquisador com o objeto da pesquisa, para a feitura do trabalho. No primeiro capítulo, procuro fazer uma reflexão sobre este referencial e a instituição da pesquisadora. No segundo capítulo, a partir de minha história de vida, considerando os temas família, deficiência e inclusão como imbricados nesta discussão, apresento: a família a partir de uma leitura de gênero e sua implicação quando da presença de um filho/filha com deficiência; algumas considerações sobre a deficiência e as pessoas acometidas por elas e ainda uma reflexão sobre a inclusão. No terceiro, procuro explicitar o que os familiares do Projeto Vida, desenvolvido na Universidade Metodista de são Paulo, pensam sobre a inclusão escolar, seus benefícios e preocupações e ainda considerações sobre os resultados da pesquisa. Concluo fazendo considerações sobre o procedimento metodológico e salientando alguns aspectos considerados relevantes na pesquisa.(AU)
Abstract: The issue of school inclusion is at the forefront of current discussions, especially in the educational environment. Living with relatives of people with disabilities, this subject is recurrent, always surrounded by mistrust and insecurity. In this paper, I propose to discuss the theme in the perspective of family. As I have my life marked by this reality, I sought the theoretical reference of DIY and Life History that allow an approach of the researcher with the object of the research, for the making of the work. In the first chapter, I try to reflect on this referential and the institution of the researcher. In the second chapter, starting from my life history, considering the themes family, disability and inclusion as imbricated in this discussion, I present: the family from a gender reading and its implication when a child with a disability; some considerations about disability and the people affected by it, and a reflection on inclusion. In the third, I try to explain what the members of Projeto Vida, developed at the Methodist University of São Paulo, think about school inclusion, its benefits and concerns, and also considerations about the results of the research. I conclude by making considerations about the methodological procedure and highlighting some aspects considered relevant in the research.
Keywords: Educação Social; Deficiente - educação; Educação - Familia
Social Education; Deficient - education; Education - Family
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao
Citation: Silva, Vera Luci Machado Prates da. Inclusão:o que a escola tem a aprender com a família?. 2010. 110 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1781
Issue Date: 3-Sep-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERT-1_Bloco.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - PARTE 152.28 kBAdobe PDFDownload/Open Preview
DISSERTACAO_-_2_Bloco.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - PARTE 2 514.73 kBAdobe PDFDownload/Open Preview
DISSERT-Bloco 3 - ANEXOS.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - ANEXO55.83 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.