???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGOMES, RODRIGO DA SILVA-
dc.contributor.advisor1Furlin, Marcelo-
dc.contributor.referee1Saes , Décio Azevedo Marques de-
dc.contributor.referee2Vieira , Almir Martins-
dc.date.accessioned2018-08-01T19:24:36Z-
dc.date.issued2018-05-09-
dc.identifier.citationGOMES, RODRIGO DA SILVA. ESCOLA-DE-FERRO: UM TREM (DES)GOVERNADO PELA “REFORMA DO ENSINO MÉDIO”. 2018. 114 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1780-
dc.description.resumoO presente estudo pretende possibilitar um diálogo entre a poesia de Adélia Prado (1935) e a filosofia de Emmanuel Lévinas (1905 – 1995) com o propósito de permear novas vias para as relações constituídas pelos processos educacionais diante da Lei Nº 13.415, conhecida como “Reforma do Ensino Médio”. Nesse sentido, cabe perceber o quanto das inquietações adelianas diante do cotidiano e de suas relações metafóricas estão expostas, por meio da linguagem e proporcionam novos caminhos capazes de potencializar as aprendizagens entre educadores e educandos e mediarem suas relações pela alteridade. Tal conceito filosófico trabalhado por Lévinas sugere, neste contexto, que as relações intrínsecas aos processos de ensino-aprendizagem componham-se de poesia e filosofia para uma educação baseada no diálogo, na valorização e na ética da responsabilidade com o Outro. Lato sensu, trata-se também de uma análise filosófica e sociológica sobre os diversos contextos educacionais, bem como o quanto tais contextos são influenciados política e economicamente pelos diversos fatores que estão configurados na formação social dos indivíduos. Por conta disso, a pesquisa debruça-se também sob o paradigma educacional tradicional em oposição ao paradigma emergente de inspiração complexa como possível alternativa para a construção de novos horizontes à educação e não apenas os dualismos criados pela ciência moderna. Contudo, tais maneiras e formas podem estar dispostas, muitas vezes, a alcançarem finalidades específicas e utilitárias ditadas por fatores que, pelas transformações sociais ocorridas, tendem a encobrir o que é possível entender como essência de aprendizagens amplas, múltiplas e transcendentes. Mesmo que a filosofia de Lévinas ou a poesia de Adélia não sejam construções voltadas especificamente para a educação e/ou para uma pedagogia educacional, suas reflexões não excluem as capacidades e interações necessárias para metodologias que concebam instrumentos que consagrem as diversidades presentes no cotidiano escolar. Nessa direção, a busca por sentidos que concedam ao acolhimento do Outro no âmbito educacional, reconhecendo e afirmando os sujeitos nas diferenças, tendem ao sentido maior das formas capazes de emergirem em possíveis diretrizes mediadoras entre ensino e aprendizagem, transfigurando-se em um sistema aberto, inconcluso e complexopor
dc.description.abstractThe present study intends to make possible a dialogue between the poetry of Adélia Prado (1935) and the philosophy of Emmanuel Lévinas (1905 - 1995) with the purpose of permeating new avenues for the relations constituted by the educational processes before Law No. 13,415, known as " Reform of High School ". In this sense, it is important to realize how much the anxieties about everyday life and its metaphorical relations are exposed through language and provide new ways of enhancing the learning between educators and learners and mediate their relations for otherness. Such a philosophical concept worked by Lévinas suggests in this context that the relations intrinsic to the teaching-learning processes are composed of poetry and philosophy for an education based on dialogue, valorization and the ethics of responsibility with the Other. Lato sensu, it is also a philosophical and sociological analysis of the various educational contexts, as well as how these contexts are influenced politically and economically by the various factors that are configured in the social formation of individuals. Because of this, research also looks at the traditional educational paradigm in opposition to the emerging paradigm of complex inspiration as a possible alternative for building new horizons for education, not just the dualisms created by modern science. However, such ways and forms can often be arranged to achieve specific and utilitarian purposes dictated by factors that, by the social transformations that have occurred, tend to cover up what can be understood as the essence of wide, multiple and transcendent learning. Even if Lévinas's philosophy or Adélia's poetry is not a construct specifically geared towards education and / or educational pedagogy, his reflections do not exclude the capacities and interactions necessary for methodologies that devise instruments that consecrate the diversity present in the daily school life. In this direction, the search for senses that grant to the reception of the Other in the educational sphere, recognizing and affirming the subjects in the differences, tend to the greater sense of the forms able to emerge in possible mediating directives between teaching and learning, being transfigured in an open system , unfinished and complex.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2018-08-01T19:24:36Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo da Silva Gomes.pdf: 856758 bytes, checksum: 98f341dc660ba6e26f5cefb8fe140966 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T19:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo da Silva Gomes.pdf: 856758 bytes, checksum: 98f341dc660ba6e26f5cefb8fe140966 (MD5) Previous issue date: 2018-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de Sao Paulopor
dc.publisher.departmentEducacao:Programa de Pos Graduacao em Educacaopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsIMSpor
dc.publisher.programEducacaopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdélia Prado; Emmanuel Lévinas; Poesia; Alteridade; Educaçãopor
dc.subjectAdélia Prado; Emmanuel Lévinas; Poetry; Otherness; Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleESCOLA-DE-FERRO: UM TREM (DES)GOVERNADO PELA “REFORMA DO ENSINO MÉDIO”por
dc.title.alternativeIRON SCHOOL: A TRAIN RUNAWAY BY THE HIGH SCHOOL REFORMeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo da Silva Gomes.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTACOES - TEXTO COMPLETO836.68 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.