???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/178
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO
???metadata.dc.creator???: Angulo Filho, Luiz Felipe 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Otávio Próspero
???metadata.dc.contributor.referee1???: Paulo, Wanderlei de Lima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bernardi Junior, Plínio
???metadata.dc.description.resumo???: A gestão das instituições de ensino superior (IES) no Brasil tem apresentado inconsistências gerenciais: O que se faz não é o que o aluno espera. O que se ensina não é, geralmente, o que os universitários veem em seu Campus. A literatura aponta para, basicamente, duas questões as quais potencialmente apresentam maior impacto acerca desta realidade: A intervenção do governo na intenção de gerir a qualidade do ensino e a industrialização do ensino. Paralelo a estas questões, há uma carência na literatura de aportes ao que se refere à satisfação dos clientes. Muito embora existam modelos de mensuração, como a ACSI e o ESCI, e diversos conceitos de satisfação, os esforços direcionados para públicos específicos são insuficientes e/ou até inexistentes em alguns casos. Por fim, segundo o ANUP o Sudeste abriga quase a metade de todas as IES do país, sendo-as, com ampla predominância, instituições particulares, reiterando a relevância desta região para o Brasil e das IES privadas no país. Assim, este estudo se dispõe a aproximar os temas gestão de instituições de ensino superior, satisfação do consumidor e, por fim, o papel da região sudeste do país para a educação, com ênfase nas IES particulares, objetivando adaptar e validar um instrumento capaz de ser aplicado na gestão acadêmica e evidenciar os determinantes que promovem satisfação do universitário. Por meio deste projeto, pode-se analisar a utilização de um modelo adaptado do ACSI e identificar pesos e coeficientes entre as variáveis propostas: Expectativa, Qualidade, Valor e Satisfação.
Keywords: Satisfação
ACSI
Instituições de Ensino Superior (IES)
Universitários
Satisfaction
ACSI
Higher Education Institutions
College students
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: ANGULO FILHO, Luiz Felipe. A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO. 2011. 72 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/178
Issue Date: 27-Jun-2011
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luizpg1_ 24.pdf932.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.