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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ENTRE O GROTESCO E O SUBLIME: O TRÁGICO E O CÔMICO NO EVANGELHO DE MARCOS
Other Titles: BETWEEN THE GROTESQUE AND THE SUBLIME: THE TRAGIC AND THE COMIC IN THE GOSPEL OF MARCK
???metadata.dc.creator???: SANTOS, PAULO SÉRGIO MACEDO DOS
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Paulo Augusto de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garcia , Paulo Roberto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Conceição, Douglas
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação busca evidenciar a diversidade de gêneros que compõe o Evangelho de Marcos, através de conceitos fornecidos pela crítica literária, a forma como estes elementos foram utilizados nas diferentes camadas do texto, e assim, denotar os traços trágicos e cômicos no texto, seus elementos do grotes-co e do sublime. As lacunas deixadas pelas pesquisas sobre o Evangelho de Marcos, que em um primeiro momento foi pequena e de certa maneira negligen-ciada, ganhou espaço nas últimas décadas. O texto, que era considerado por pesquisadores um resumo do evangelho de Mateus, ganhou certo destaque com a premissa de sua precedência sobre os evangelhos sinóticos e da dependência destes em relação ao texto de Marcos. Se por vezes estes fatos dificultaram a pesquisa, por outros abriu espaço para buscar em outras áreas de conhecimento os referenciais teóricos e bibliográficos.Buscamos evidenciar alguns traços trági-cos existentes na narrativa de Marcos. A construção do protagonista como um personagem trágico, que tem consciência de sua tragicidade, de seu martírio e morte são tratados neste capitulo. Estudamos dois casos que se configuram co-mo vozes do coro,sua localização e a função de validar o Messias através da voz pública. Os milagres são tratados como elementos aceleradores da narrativa, uma espécie de deux-ex-machina, a que Aristóteles percebeu na sua Poéti-ca.Também se procurou evidenciar a existência do riso no Evangelho de Marcos. Através de conceitos de teóricos do riso como Minois e Bergson, partimos na tentativa de localizar alguns casos em que a presença da ironia, do grotesco e do sarcasmo como formas do risível se apresenta no relato de Marcos. O endemo-niado Geraseno e o diálogo com a mulher siro fenícia são tratados neste capitu-lo, e evidenciados seus traços de humor.Chegamos por fim a conclusão de que o Evangelho de Marcos trata-se de o um texto híbrido, de cultura popular e por isso, multicultural e com diversidade de estilos.Colaboram para esta compreen-são, a teoria do carnavalesco de Bakhtin, a semiosfera de Lotman e o romantis-mo de Victor Hugo na sua concepção de união do grotesco e do sublime.
Abstract: The present dissertation seeks to highlight the diversity of genres that make up the Gospel of Mark, through concepts provided by literary criticism, the way these elements were used in the different layers of the text, and thus, to denote the tragic and comic traits in the text, their elements of grotesque and sublime. The gaps left by the research on the Gospel of Mark, which at first was small and somewhat neglected, gained ground in the last decades. The text, which was considered by researchers as a summary of Matthew's gospel, gained some prominence with the premise of its precedence over the synoptic gospels and their dependence on Mark's text. If sometimes these facts made the research dif-ficult, by others it opened space to seek in other areas of knowledge the theoreti-cal and bibliographic references. We seek to highlight some of the tragic traits in Mark's narrative. The construction of the protagonist as a tragic character, who is aware of his tragicity, his martyrdom and death are addressed in this chapter. We study two cases that are configured as voices of the choir, their location and the function of validating the Messiah through the public voice. Miracles are treated as accelerating elements of the narrative, a kind of deux-ex-machina, to which Aristotle perceived in his Poetics. It was also tried to evidence the existence of laughter in the Gospel of Mark. Through concepts of laughter theorists such as Minois and Bergson, we start from these, in an attempt to locate some case, in which the presence of irony, grotesque and sarcasm as forms of laughable in Mark's account. The demoniac Geraseno and the dialogue with the Phoenician Syrian woman are treated in this chapter, and their humorous traits are evident. We finally came to the conclusion that Mark's Gospel is a hybrid text, of popular culture and therefore, multicultural and with a diversity of styles. The Bakhtin carnivalesque theory, Lotman's semiosphere, and Victor Hugo's romanticism in his conception of the union of the grotesque and the sublime are all to this un-derstanding
Keywords: Evangelho de Marcos; Critica literária; Recepção; Sublime; Grotesco
Gospel of Mark; Literary criticism; Reception; Sublime; Grotesque
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias da Religiao
Citation: SANTOS, PAULO SÉRGIO MACEDO DOS. ENTRE O GROTESCO E O SUBLIME: O TRÁGICO E O CÔMICO NO EVANGELHO DE MARCOS. 2018. 86 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1773
Issue Date: 3-Apr-2018
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

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