???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1763
???metadata.dc.type???: Tese
Title: EDTECHS NO BRASIL: A PERCEPÇÃO DOS ASPECTOS COMUNICACIONAIS DO MERCADO
Other Titles: EDTECHS IN BRAZIL: THE PERCEPTION OF COMMUNICATION ASPECTS OF THE MARKET
???metadata.dc.creator???: OLIVERIO, MARCIO ARAUJO
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cappellozza, Alexandre
???metadata.dc.contributor.referee1???: Victor , Cilene
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes , Gustavo Hermínio S. M. de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pinochet, Luis Herman Contreras
???metadata.dc.description.resumo???: Estudo sobre o fluxo comunicacional de inovação no Brasil a partir das perspectivas das startups de Edtech’s - empresas criadas com a finalidade de impactar a sociedade através do desenvolvimento de uma ou mais inovações educacionais no Brasil. O objetivo é descrever os fluxos comunicacionais do mercado de inovação das EdTechs no Brasil, buscando identificar os laços fortes e fracos estabelecidos entre as Edtechs e instituições de ensino. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica sobre inovação para tecer as teorias e nortear todo o processo de pesquisa, também realizou uma pesquisa quantitativa com análise dos dados coletados por meio de questionário aplicado nas EdTechs e entrevistas semi-estruturadas com a direção do comitê de educação da Associação Brasileira de Startups e startups que se destacaram no mercado com inovações disruptivas. O estudo concluiu que, apesar das ações de algumas organizações, não há um ecossistema de EdTechs que propicie um crescimento do mercado de inovação educacional, além disso há um distanciamento entre as necessidades das instituições de ensino e as soluções oferecidas pelas EdTechs.
Abstract: Study on the communication flow of innovation in Brazil from the perspectives of Edtech's startups - companies created with the purpose of impacting society through the development of one or more educational innovations in Brazil. The objective is to describe the communication flows of the EdTechs innovation market in Brazil, seeking to identify the strong and weak ties established between Edtechs and educational institutions. The study was based on bibliographic research on innovation to weave theories and guide the entire research process, also conducted a quantitative research with analysis of the data collected through a questionnaire applied in EdTechs and semi-structured interviews with the direction of the education committee of the Brazilian Association of Startups and startups that stood out in the market with disruptive innovations. The study concluded that despite the actions of some organizations, there is no EdTechs ecosystem that fosters a growth in the market for educational innovation, and there is a gap between the needs of educational institutions and the solutions offered by EdTechs.
Keywords: Inovação; Startups; Comunicação; Edtech
Innovation; Startups; Communication; Edtech
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
???metadata.dc.publisher.program???: Comunicacao Social
Citation: OLIVERIO, MARCIO ARAUJO. EDTECHS NO BRASIL: A PERCEPÇÃO DOS ASPECTOS COMUNICACIONAIS DO MERCADO. 2018. 146 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1763
Issue Date: 18-Apr-2018
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcioA.Oliverio.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTACOES - TEXTO COMPLETO1.44 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.