???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1753
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A DIMENSÃO POLÍTICO-ARISTOCRÁTICA EM NIETZSCHE: PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO E DESAFIOS
Other Titles: THE POLITICAL DIMENSION-ARISTOCRATIC IN NIETZSCHE: EDUCATION PERSPECTIVES AND CHALLENGES
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, RENÊ DA SILVA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Azevedo, Adriana Barroso de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Furlin , Marcelo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rossetti , Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a dimensão político-aristocrática em Nietzsche, direcionada à educação. Discute, ainda, o anteprojeto da Reforma de Ensino de 1º e 2º graus, a saber, o relatório de reformulação educacional, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) na ditadura militar. Dessa forma, delimita-se em alguns pontos à luz da perspectiva de Nietzsche nessa temática. Parte do seguinte problema: A proposta de Nietzsche sobre a política-nobre, pode contribuir para alternativas de melhoria na educação? A pesquisa será bibliográfica e documental, pela leitura de obras de referência, de artigos, de dissertações e teses. O procedimento de trabalho com os dados será analítico-reflexivo e, assim, tem como razão principal a busca pela melhoria da educação a fim de tentar assegurar a qualidade para aqueles que utilizam o serviço público. Como referência teórico-científica sobre Nietzsche, teremos como base: ANSELL-PEARSON (1997), GIACOIA JUNIOR (2000), MARTON (2009), dentre outros e, em particular, as obras de NIETZSCHE. Como fundamento teórico sobre o relatório educacional, destacam-se as obras de: ROMANELI (2001), CUNHA (1980), SAVIANI (2013), entre outros. Por último, pretende-se contribuir na formação dos profissionais da Educação, de estudantes dos Cursos de Licenciatura, nas Diretorias de Ensino, na sociedade.
Abstract: Abstract: The objective of this research is to analyze the aristocratic political dimension in Nietzsche, directed to education. The draft of the Brazilian elementary school reform project is still discussed, namely, the report of educational redesign, prepared by the Working Group (WG) on military dictatorship. Thus, it limits in some points in accordance with Nietzsche's perspective on this subject. It starts with the following problem: the proposal of Nietzsche about noble politics can contribute to improving alternatives in education? The research will be bibliographical and documental, by reading reference books, articles, dissertations and theses. The working procedure with the data will be reflective and analytical, in this way, it has as main reason the search for the improvement of education in order to try to ensure the quality for those who use the public service. As theoretical scientific reference about Nietzsche, we base on: ANSELL-PEARSON (1997), GIACOIA JUNIOR (2000), MARTON (2009), among others, and in particular the works of NIETZSCHE. As theoretical basis about the educational report, the works of: ROMANELI (2001), CUNHA (1980), SAVIANI (2013), among others. Finally, we intend to contribute to the training of maintenance of professional skills, students of degree courses, in boards of education in society.
Keywords: Política nobre; Reforma de Ensino; Sociedade de Rebanho; Criação de novos valores
Noble Policy; Educational Reform; Herd Society; Creation of New Values
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao
Citation: BARBOSA, RENÊ DA SILVA. A DIMENSÃO POLÍTICO-ARISTOCRÁTICA EM NIETZSCHE: PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO E DESAFIOS. 2018. 113 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1753
Issue Date: 28-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rene da Silva Barbosa.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTACOES - TEXTO COMPLETO874.03 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.