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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL
Other Titles: THE INTERNATIONALIZATION OF AFRICAN COMPANIES: A CASE STUDY ON THE ENTRY AND ADAPTATION OF MARKETING STRATEGIES OF AN ANGOLAN BEVERAGE INDUSTRY IN PORTUGAL
???metadata.dc.creator???: QUINTA, DEOLINDA BENTO
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kuniyoshi , Marcio Shoiti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira , Almir Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ogasavara , Mário Henriques
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo analisar e verificar o processo de internacionalização de empresas africanas, e as estratégias de marketing de uma empresa do setor de bebidas angolana para Portugal. Visto que num palco de intensas modificações, justifica-se a necessidade de repensarmos sobre as estratégias que se constroem no cenário atual, que está em pleno desenvolvimento e em clima de extrema competitividade nas organizações. Apesar das inúmeras dificuldades que os países africanos apresentam, há também oportunidades e aprendizagem de crescimento nesse processo. O estudo foi realizado no contexto de internacionalização de empresas de países em desenvolvimento, que pode ser considerado um ambiente complexo na gestão. E a partir da sua relevância teórica sobre os temas que contemplam o processo de internacionalização de empresas, a pesquisa procura trazer contribuições para as empresas, em particular às empresas de países africanos, e em Angola, por existir uma insuficiente investigação sobre o assunto. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, ancorado por abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em profundidade baseada em um roteiro, e de análise documental. Foram entrevistados dois profissionais da empresa Refriango da área de marketing e da área de mercado internacional. Os resultados evidenciaram que no cenário estudado, apesar das dificuldades que a Refriango enfrenta na exportação do seu produto para o mercado português, a empresa no seu processo de internacionalização conseguiu expandir-se para outros mercados por meio da sua entrada no mercado português, fruto de uma aliança estratégica com o grupo português Delta Cafés. Concluiu-se assim que a internacionalização de empresas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, apesar das dificuldades, tem como foco a busca de recursos, mercados, aprendizagem e estratégias.
Abstract: This study intends to analyze and survey internationalization process of African companies and marketing strategies used by Angolan’s beverage company to Portugal. At a changing and competing business scenery is essential to rethink the strategies that are employed. All countless difficulties presented by African countries aloud a process of learning and progression. The research was produced in to the context of internationalization process in developing countries companies’, which may be interpreted as a complex management field. These subject’s theoretical relevance are considered in this study with the intention of being useful for African companies, specialty to the Angolans ones, because there is not enough research about these subjects. This is a case-study approached by exploratory nature and quantitative perspective. The data were collected by depth-based script interview and documentary analysis. Refriango’s marketing and international market professionals were interviewed. The results reveal, that despite all the difficulties which Refriango faces on export its trade to Portugal, the company expanded into other markets after its internationalization process starter as result of an alliance established with Portuguese company Delta Café. Our results show that the internationalization process in developing countries companies into developed countries companies, although all its difficulties, focuses on finding resources, strategies, markets and knowledge
Keywords: Estratégia. Internacionalização; Marketing; Internacionalização de empresas africanas; Alianças estratégicas
African companies; Internationalization; Marketing process; Strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: QUINTA, DEOLINDA BENTO. A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL. 2017. 105folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1704
Issue Date: 30-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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