???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
Other Titles: Philosophical considerations about the body, dayle life and educations: a Tibute to Adelia Prado
???metadata.dc.creator???: DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lauand, Luiz Jean
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fischmann , Roseli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Horta, Sylvio Roque de Guimaraes,
???metadata.dc.contributor.referee3???: SEverino, Antonio Joaquim
???metadata.dc.contributor.referee4???: Hirose, Chie
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui.
Abstract: This is a philosophical-poetic reflection about the education that intends to identify the relationships between body, quotidian and education. This research was made under the inspiration of “own body” and “lived world” ideas, as conceived by Maurice Merleau-Ponty; the meaning of philosophizing, especially its inevitable relation to the admiration which is present in Josef Pieper thoughts and the way that the body and the quotidian appear in the Adélia Prado work. Guided by my educational and teaching experience, I ask what is the meaning of an education that have as a principle the admiration; by the implications of an education that acknowledges that it must be for the bodies and that it should be always rooted in a situated human experience; by the unfolding of an education that shall rather be a contemplation of quotidian. These questions retake the provocations of the educator Paulo Freire, insisting with them on an education that, in order to constitute itself as an experience, as a possibility of "being more", of "going further" needs to be felt, full of meaning, situated, available for the world’s admiration and by the totality for the life lived here
Keywords: educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado
education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao
Citation: DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700
Issue Date: 27-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WESLEY DOURADO.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTACOES - TEXTO COMPLETO4.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.