???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/170
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO
???metadata.dc.creator???: Santos, Elcio Henrique dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Dagmar Silva Pinto de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Martins, Maria do Carmo Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rosso, Maria José Urioste
???metadata.dc.description.resumo???: As Instituições de Ensino Superior (IES), a exemplo das grandes organizações, têm enfrentado os desafios da globalização: as mudanças do ambiente, as acirradas competições, a busca por maior qualidade, a escassez de recursos, as novas tecnologias educacionais e a necessidade de prestar contas de avaliações acadêmicas e institucionais. Mourão, Kilemnik e Fernandes (2005) afirmam que diante destas grandes mudanças as organizações precisam contar com profissionais competentes e criativos, a fim de que eles sejam capazes de superar, junto com a organização as dificuldades do ambiente e tirar proveito das oportunidades do momento. Para que a evolução das organizações aconteça, a área de Gestão de Recursos Humanos torna-se hoje vital no contexto organizacional, cada vez mais competitivo e globalizado, uma vez que ela pode contribuir de forma decisiva para o sucesso das organizações. Dentro deste contexto estão as IES confessionais sem fins lucrativos, que também como as demais buscam novos modelos de gestão. O Objetivo deste trabalho é analisar como uma Instituição de Ensino Superior (IES) Comunitárias Confessionais, sem Fins Lucrativos, está trabalhando com a Gestão de Pessoas sobre os docentes, frente ao mercado competitivo. Para atender à proposta deste trabalho, será desenvolvida uma abordagem qualitativa exploratória e descritiva, através do desenvolvimento do estudo de caso de uma IES confessional sem fins lucrativo, situada na região do Vale do Paraíba, estado de São Paulo. Trata-se, portanto de uma experiência que pode trazer contribuições, tanto para a IES estudada, como para as demais instituições confessionais que estão buscando modelos de gestão para Recursos Humanos. Como resultado da pesquisa foi observado que a IES estudada ainda não apresenta estratégia definidas para gerir seu corpo docente, mas se utiliza de práticas de incentivos e reconhecimento, buscando alcançar o comprometimento do seu corpo docente. Destaca-se que a IES está passando por um momento de transição, pois esta elaborando suas novas políticas de gestão de Pessoas.
Keywords: Gestão de Pessoas
Recursos Humanos
Instituição de Ensino Superior Confessional sem Fins Lucrativo e Estudo de Caso.
Higher Education Confessional
Nonprofit
Human Resources Strategy
Globalization, People Management and Case Study
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão de organizações
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Citation: SANTOS, Elcio Henrique dos. A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAL SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Beranrdo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/170
Issue Date: 21-Sep-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS.pdf715.84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.