???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilela, Marco Túlio Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Luand, Luiz Jean-
dc.contributor.referee1Alves, Maria Leila-
dc.contributor.referee2Horta, Sylvio-
dc.date.accessioned2017-11-01T17:26:01Z-
dc.date.issued2012-03-21-
dc.identifier.citationVilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo .por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688-
dc.description.resumoO projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU)por
dc.description.abstractThe project proposes to establish a theoretical and methodological support for the use of HQs in the teaching of History by History teachers who work in cycle 2 of elementary and high school. Through the analysis of the content of the HQs, this research will provide practical suggestions on how the comics can both be used as a documentary source for the study of a given time and can be a support material to promote in the classroom reflections on the genesis of the anachronisms found in the representations of past cultures. It seeks to identify advances and also the main difficulties, obstacles or even limits that still prevent a more frequent or useful use of this resource in the teaching of History.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2017-11-01T17:26:01Z No. of bitstreams: 8 Marco Tulio pag 1_100.pdf: 2516116 bytes, checksum: a33de625db3d74cc989a6d94a22806bb (MD5) Marco Tulio pag 101_130.pdf: 2279169 bytes, checksum: f2ee88d00ae0927980c88310fd1d8762 (MD5) Marco Tulio pag 131_170.pdf: 2691744 bytes, checksum: 0424d9b72d02dc70830b541df197a59f (MD5) Marco tulio pag 171_183.pdf: 1879824 bytes, checksum: d8f2691302fa2c3ae26c39d6b6e8c3c3 (MD5) Marco tulio pag 184_200.pdf: 2648946 bytes, checksum: 8c83a853e56a709a91c14fbbda247b90 (MD5) Marco Tulio pag 201_250.pdf: 3510068 bytes, checksum: abd5b7c4903a8c895f0905db63ed47e8 (MD5) Marco Tulio pag 251_305.pdf: 3048140 bytes, checksum: b408cf12105f316f1fbf3197f98ce3e4 (MD5) Marco Tulio pag 306_323.pdf: 2499217 bytes, checksum: 7d676f146cb393fab8b507c6df89a6e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T17:26:01Z (GMT). No. of bitstreams: 8 Marco Tulio pag 1_100.pdf: 2516116 bytes, checksum: a33de625db3d74cc989a6d94a22806bb (MD5) Marco Tulio pag 101_130.pdf: 2279169 bytes, checksum: f2ee88d00ae0927980c88310fd1d8762 (MD5) Marco Tulio pag 131_170.pdf: 2691744 bytes, checksum: 0424d9b72d02dc70830b541df197a59f (MD5) Marco tulio pag 171_183.pdf: 1879824 bytes, checksum: d8f2691302fa2c3ae26c39d6b6e8c3c3 (MD5) Marco tulio pag 184_200.pdf: 2648946 bytes, checksum: 8c83a853e56a709a91c14fbbda247b90 (MD5) Marco Tulio pag 201_250.pdf: 3510068 bytes, checksum: abd5b7c4903a8c895f0905db63ed47e8 (MD5) Marco Tulio pag 251_305.pdf: 3048140 bytes, checksum: b408cf12105f316f1fbf3197f98ce3e4 (MD5) Marco Tulio pag 306_323.pdf: 2499217 bytes, checksum: 7d676f146cb393fab8b507c6df89a6e1 (MD5) Previous issue date: 2012-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3967/Marco%20Tulio%20pag%201_100.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3968/Marco%20Tulio%20pag%20101_130.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3969/Marco%20Tulio%20pag%20131_170.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3970/Marco%20tulio%20pag%20171_183.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3971/Marco%20tulio%20pag%20184_200.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3972/Marco%20Tulio%20pag%20201_250.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3973/Marco%20Tulio%20pag%20251_305.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3974/Marco%20Tulio%20pag%20306_323.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de Sao Paulopor
dc.publisher.departmentEducacao:Programa de Pos Graduacao em Educacaopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsIMSpor
dc.publisher.programEducacaopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistoria em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educaçãopor
dc.subjectStory in comic; History- study and teaching; History - teachers; Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limitespor
dc.title.alternativeThe use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limitseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco Tulio pag 1_100.pdfpagina - 1-1002.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 101_130.pdfpagina 101 -1302.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 131_170.pdfpagina 131-1702.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco tulio pag 171_183.pdfpagina 171-1831.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco tulio pag 184_200.pdfpagina 184-2002.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 201_250.pdfpagina 201-2503.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 251_305.pdfpagina 251-3052.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 306_323.pdfpagina 306-3232.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.