???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vilela, Marco Túlio Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1 | Luand, Luiz Jean | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Maria Leila | - |
dc.contributor.referee2 | Horta, Sylvio | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T17:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-21 | - |
dc.identifier.citation | Vilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688 | - |
dc.description.resumo | O projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU) | por |
dc.description.abstract | The project proposes to establish a theoretical and methodological support for the use of HQs in the teaching of History by History teachers who work in cycle 2 of elementary and high school. Through the analysis of the content of the HQs, this research will provide practical suggestions on how the comics can both be used as a documentary source for the study of a given time and can be a support material to promote in the classroom reflections on the genesis of the anachronisms found in the representations of past cultures. It seeks to identify advances and also the main difficulties, obstacles or even limits that still prevent a more frequent or useful use of this resource in the teaching of History. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2017-11-01T17:26:01Z No. of bitstreams: 8 Marco Tulio pag 1_100.pdf: 2516116 bytes, checksum: a33de625db3d74cc989a6d94a22806bb (MD5) Marco Tulio pag 101_130.pdf: 2279169 bytes, checksum: f2ee88d00ae0927980c88310fd1d8762 (MD5) Marco Tulio pag 131_170.pdf: 2691744 bytes, checksum: 0424d9b72d02dc70830b541df197a59f (MD5) Marco tulio pag 171_183.pdf: 1879824 bytes, checksum: d8f2691302fa2c3ae26c39d6b6e8c3c3 (MD5) Marco tulio pag 184_200.pdf: 2648946 bytes, checksum: 8c83a853e56a709a91c14fbbda247b90 (MD5) Marco Tulio pag 201_250.pdf: 3510068 bytes, checksum: abd5b7c4903a8c895f0905db63ed47e8 (MD5) Marco Tulio pag 251_305.pdf: 3048140 bytes, checksum: b408cf12105f316f1fbf3197f98ce3e4 (MD5) Marco Tulio pag 306_323.pdf: 2499217 bytes, checksum: 7d676f146cb393fab8b507c6df89a6e1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-01T17:26:01Z (GMT). No. of bitstreams: 8 Marco Tulio pag 1_100.pdf: 2516116 bytes, checksum: a33de625db3d74cc989a6d94a22806bb (MD5) Marco Tulio pag 101_130.pdf: 2279169 bytes, checksum: f2ee88d00ae0927980c88310fd1d8762 (MD5) Marco Tulio pag 131_170.pdf: 2691744 bytes, checksum: 0424d9b72d02dc70830b541df197a59f (MD5) Marco tulio pag 171_183.pdf: 1879824 bytes, checksum: d8f2691302fa2c3ae26c39d6b6e8c3c3 (MD5) Marco tulio pag 184_200.pdf: 2648946 bytes, checksum: 8c83a853e56a709a91c14fbbda247b90 (MD5) Marco Tulio pag 201_250.pdf: 3510068 bytes, checksum: abd5b7c4903a8c895f0905db63ed47e8 (MD5) Marco Tulio pag 251_305.pdf: 3048140 bytes, checksum: b408cf12105f316f1fbf3197f98ce3e4 (MD5) Marco Tulio pag 306_323.pdf: 2499217 bytes, checksum: 7d676f146cb393fab8b507c6df89a6e1 (MD5) Previous issue date: 2012-03-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3967/Marco%20Tulio%20pag%201_100.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3968/Marco%20Tulio%20pag%20101_130.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3969/Marco%20Tulio%20pag%20131_170.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3970/Marco%20tulio%20pag%20171_183.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3971/Marco%20tulio%20pag%20184_200.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3972/Marco%20Tulio%20pag%20201_250.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3973/Marco%20Tulio%20pag%20251_305.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3974/Marco%20Tulio%20pag%20306_323.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Metodista de Sao Paulo | por |
dc.publisher.department | Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | IMS | por |
dc.publisher.program | Educacao | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação | por |
dc.subject | Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites | por |
dc.title.alternative | The use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limits | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marco Tulio pag 1_100.pdf | pagina - 1-100 | 2.46 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco Tulio pag 101_130.pdf | pagina 101 -130 | 2.23 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco Tulio pag 131_170.pdf | pagina 131-170 | 2.63 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco tulio pag 171_183.pdf | pagina 171-183 | 1.84 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco tulio pag 184_200.pdf | pagina 184-200 | 2.59 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco Tulio pag 201_250.pdf | pagina 201-250 | 3.43 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco Tulio pag 251_305.pdf | pagina 251-305 | 2.98 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Marco Tulio pag 306_323.pdf | pagina 306-323 | 2.44 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.