???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
Other Titles: The use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limits
???metadata.dc.creator???: Vilela, Marco Túlio Rodrigues
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Luand, Luiz Jean
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee2???: Horta, Sylvio
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU)
Abstract: The project proposes to establish a theoretical and methodological support for the use of HQs in the teaching of History by History teachers who work in cycle 2 of elementary and high school. Through the analysis of the content of the HQs, this research will provide practical suggestions on how the comics can both be used as a documentary source for the study of a given time and can be a support material to promote in the classroom reflections on the genesis of the anachronisms found in the representations of past cultures. It seeks to identify advances and also the main difficulties, obstacles or even limits that still prevent a more frequent or useful use of this resource in the teaching of History.
Keywords: Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação
Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao
Citation: Vilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
Issue Date: 21-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco Tulio pag 1_100.pdfpagina - 1-1002.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 101_130.pdfpagina 101 -1302.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 131_170.pdfpagina 131-1702.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco tulio pag 171_183.pdfpagina 171-1831.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco tulio pag 184_200.pdfpagina 184-2002.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 201_250.pdfpagina 201-2503.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 251_305.pdfpagina 251-3052.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Marco Tulio pag 306_323.pdfpagina 306-3232.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.