???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1666
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS INFORMAIS ENTRE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
Other Titles: Informal social networks analysis among teachers from a higlher education isntitution located in Sao Paulo
???metadata.dc.creator???: GARCIA, VIVIANI DE CÁSSIA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Luciano Venelli
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira , Almir Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Farina , Milton Carlos
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo pretende contribuir para a compreensão dos principais elementos que facilitam a formação da rede social informal de informação dentro de uma universidade e quais as características de seus membros que são considerados os disseminadores de maior potencial na estrutura informal. Diante dos desafios de gestão cada vez mais presentes na administração de instituições de ensino, com o objetivo de compreender seus recursos e utilizá-los de maneira mais eficaz, surge a possibilidade de compreender a dinâmica social de seus colaboradores utilizando o método de Análise de Redes Sociais (ARS). Compreendendo quais características pessoais e profissionais atraem conexões na rede e qual a influência do relacionamento em outras instituições externas sobre as relações dentro da organização pesquisada. Com este intuito, foi aplicado um estudo de percepção de compartilhamento de informações em 28 professores do ensino a distância de uma instituição de ensino superior privada, localizada no ABC paulista, para compreender as relações de busca de informações e quais os motivos pelos quais os atores mais influentes são procurados. A pesquisa foi iniciada com um questionário solicitando para cada respondente apontar seus colegas de trabalho que são mais procurados e quais os motivos que os direcionavam para aqueles determinados atores. Com este material, foi possível analisar se os mais citados tinham uma relação de “laços fortes” com seus colegas citados e características do perfil dos profissionais mais requisitados. Os resultados mostraram uma rede com média densidade, com potencial de expansão de relações. O item mais mencionado foi a busca por informações por relações de amizade, seguida por necessidade do trabalho. Mais de 65% dos atores não possuem contato externo com seus colegas de trabalho, limitando suas interações apenas no ambiente profissional. Os laços de interação se demonstraram fortalecidos no grupo estudado, pois a mensuração da reciprocidade dos contatos foi acima de 31% do total das relações, assim como os respondentes declaram ter contatos frequentes, de longo prazo e com grau próximo de intimidade.
Abstract: This study aims to contribute to the understanding of the main elements that facilitate the formation of the informal social information network within a university and which characteristics of its members are considered to be the most potential disseminators in the informal structure. Faced with the management challenges that are increasingly present in the administration of educational institutions, in order to understand their resources and use them more effectively, it is possible to understand the social dynamics of their employees using the Network Analysis method Social Security (ARS). Personal and professional characteristics attract connections in the network and what influence of the relationship in other external institutions on the relationships within the organization researched. For this purpose, a study of perception of information sharing was applied in 28 teachers of distance learning of a private higher education institution located in the state of São Paulo in order to understand the information-seeking relations and the reasons why the most influential actors are sought. The research was initiated with a questionnaire asking each respondent to point out their co-workers who are most in demand and the reasons that directed them to those determined actors. With this material, it was possible to analyze if the most cited had a relation of "strong ties" with their colleagues mentioned and characteristics of the profile of the most requested professionals. The results showed a medium density network with potential for expansion of relations. The most mentioned item was the search for information through friendship relations, followed by work necessity. More than 65% of the actors do not have external contact with their work colleagues, limiting their interactions only in the professional environment. Interaction bonds were strengthened in the study group, since the measurement of reciprocity of the contacts was over 31% of the total of the relationships, as the respondents state that they have frequent, long term and near intimate contacts.
Keywords: Redes Sociais Informais; Redes Sociais Intraorganizacionais; Rede Informal de Informação
Informal Social Networks; Social Networks Intraorganizational; Informational Informal Network
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: GARCIA, VIVIANI DE CÁSSIA. ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS INFORMAIS ENTRE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC. 2017. [97 folhas]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1666
Issue Date: 13-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviani Garcia.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO1.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.