???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1636
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Estudo de casos múltiplos em empresas de consultoria na cidade de São Paulo
Other Titles: Organizational Learning Practices: Multiple case studin in consulting companie in São Paulo City
???metadata.dc.creator???: Miyazaki, Fernando Rejani
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kuniyoshi, Márcio Shoiti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves , Luiz Roberto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim , Wilson Aparecido Costa de
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo da aprendizagem organizacional visa descrever e analisar as formas e motivos pelos quais ocorre a geração, aprimoramento e utilização do conhecimento dentro das empresas, e como tais processos as ajudam a gerar valor e competitividade em seus mercados de atuação. Foram enfatizadas práticas de aprendizagem organizacional, para determinar as iniciativas adotadas pelas organizações na geração de ambiência propícia ao aprendizado, enquanto as práticas de gestão do conhecimento suportam e complementam aquelas de aprendizagem organizacional, por estarem relacionadas à atividade das empresas de consultoria, alvo deste estudo e que compuseram os casos descritos neste artigo. A discussão realizada utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas, análise de conteúdo e análise documental, com dois casos analisados individualmente e de forma cruzada, sendo realizada entre novembro de 2016 e janeiro de 2017 em duas organizações de consultoria de grande porte, localizadas na cidade de São Paulo. Ao comparar percepções e depoimentos colhidos com documentos públicos das organizações estudadas e referências constantes na literatura, concluiu-se que as práticas identificadas buscam proporcionar aos colaboradores um conjunto de capacidades adequado à atuação destes nas empresas, com aproveitamento de experiências anteriores, mapeamento de melhores práticas e transferência de conhecimentos. Os múltiplos perfis de clientes e suas áreas de atuação exigem das organizações estudadas um quadro funcional que apresente simultaneamente perfis padronizados de conhecimentos por cargo ou nível hierárquico, e especialistas em determinadas vertentes do conhecimento, para atingir padrões de qualidade e singularidade e oferecer um diferencial a estas organizações de consultoria e, consequentemente, seus clientes.
Abstract: Organizational learning studies aim to describe and analyze forms and reasons of knowledge creation, development and using in companies, and how these processes help an organization to generate value and competitiveness in their markets. Emphasis was given to organizational learning practices in order to determine initiatives made by companies to generate an learning favorable ambience, while knowledge management practices acts to support and complement organizational learning practices, since they’re related to activities developed in consulting companies, who were focus of this study and composed the cases here described. Discussion contained in this dissertation taken as basis an qualitative and interview-based approach, using content analysis and document analysis, with two cases analyzed individually and in a cross-sectional way, and was conducted between November 2016 and January 2017 in two big consulting companies, based in São Paulo city. When comparing perceptions and statements to the companies’ public documents and to literature-based references, it concludes that the identified practices aim to give workers a set of capabilities suited to their acting in organizations, using previous experiences, best practices mapping and knowledge transferring. Clients’ diversity of profiles and acting areas demand from studied organizations a workforce who simultaneously shows certain quality standards and singularities that gives advantages to these consulting companies and, consequently, to their clients.
Keywords: Práticas de aprendizagem organizacional; práticas de gestão do conhecimento; organizações de consultoria; estudo de casos múltiplos; análise cruzada
Organizational learning practices; knowledge management practices; consulting companies; multiple case study; cross-sectional analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: Miyazaki, Fernando Rejani. PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Estudo de casos múltiplos em empresas de consultoria na cidade de São Paulo. 2017. [170 folhas]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1636
Issue Date: 21-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandRM.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.