???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1611
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: NARRATIVAS E “PEDAGOGIA DA ADMIRAÇÃO”: DESAFIOS COM NOVAS TECNOLOGIAS
Other Titles: Narratives and pedagogy of admiration: challenges with new technologies
???metadata.dc.creator???: PINTO, JOICE APARECIDA DE SOUZA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lauand, Luiz Jean
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lauand , Luis Jean
???metadata.dc.contributor.referee2???: Josgrilberg, Rui de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Chie, Hirose
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho discute as narrativas e os valores pedagógicos do contar histórias no ocidente e oriente e, ao mesmo tempo, dialoga com a pedagogia árabe e a forma de pensamento relacionada ao contar histórias, fábulas, piadas, provérbios, parábolas, o que se denomina amthal. Essas narrativas articulam-se entre o abstrato e o concreto e estão diretamente entrelaçadas com a própria experiência de vida, proporcionando analogias para alcançar a dimensão concreta no processo de tomar decisões, uma vez que são mais facilmente guardadas na memória. Discute-se também o alcance pedagógico de veicular os contos em novas mídias, a fim de estimular a leitura e a escrita a partir dos diálogos pedagógicos e filosóficos apresentados. Dessa forma, levar a entender que o crescimento se dá a partir da linguagem e do modo de agir, com uma proposta de educação integrada com situações concretas presentes nas mais variadas práticas diárias, resgatando valores, como: ética, respeito e solidariedade; fatores essenciais para a inserção dos educandos na sociedade como cidadão crítico e protagonista de sua própria história
Abstract: This paper discusses stories and storytelling as educational value in the West, in dialogue with Arabic pedagogy, based in storytelling: amthal (the Arabic word (with cumulative sense) connections between abstract and concrete, narratives (amthal, in general) can play a decisive role in the decision-making process: bringing values to “here and now”, providing analogies in order. To bring someone’s life experience to this concrete situation, since they are more easily stored in memory. It also discusses the pedagogical potential of storytelling in new media, in order to encourage reading and writing from “pedagogical” and “philosophical” amthal. This approach leads to understanding, from a concrete approach, how language, decisions and choices. Are important in education concerned with values, ethics, solidarity, integrity; key factors for inclusion of students in society as critical citizens and protagonists of their own history.
Keywords: Contos; Contar histórias; Educação; Leitura e escrita; Novas mídias
Tales; Storytelling; Education; Reading and writing;New media
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao
Citation: PINTO, JOICE APARECIDA DE SOUZA. NARRATIVAS E “PEDAGOGIA DA ADMIRAÇÃO”: DESAFIOS COM NOVAS TECNOLOGIAS. 2016. [170f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1611
Issue Date: 10-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoiceAp.S.Pinto.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO2.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.