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dc.creatorMARINGOLI, ÂNGELA-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Claudio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Garcia, Paulo Roberto-
dc.contributor.referee2Lopes, Nicanor-
dc.contributor.referee3Bitun, Ricardo-
dc.contributor.referee4Molochenco, Madalena O.-
dc.date.accessioned2017-01-25T17:41:06Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.citationMARINGOLI, ÂNGELA. EDUCAÇÃO TEOLÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HÁ LUGAR NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL PARA A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA MISSÃO INTEGRAL?. 2016. [178f]. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1605-
dc.description.resumoA educação teológica é um produto da cultura cristã que, com os seus dogmas, visões doutrinárias e teológicas, perpassa os ensinos bíblicos fundamentais. Ela se consolidou nos moldes das muitas ambiguidades e transformações sociais pelas quais as sociedades e o cristianismo passaram. No Brasil, o mesmo processo se deu. Defendemos a tese de que, para os dias atuais, a educação teológica pode revisar os seus programas de ensino nas disciplinas, direta ou indiretamente, relacionadas à Missiologia e outras, com a lógica dos saberes da educação ambiental, considerando os marcos teológicos da Missão Integral. Tal revisão redundaria no que estamos chamando de Teoambientologia. A educação ambiental, por vezes, é também entendida como educação política porque ela é partidária de ações transformadoras da realidade e da cidadania em que a sociedade está inserida, transformando-a em uma sociedade sustentável. A educação ambiental, que inclui os estudos da biodiversidade, dos desenvolvimentos sustentáveis, das leis contra os crimes ambientais e outros, através dos seus saberes, possui a capacidade de preparar indivíduos e grupos para o exercício da cidadania. Os aspectos sociológicos da educação ambiental estabelecem relação com o dia a dia dos cidadãos, para produzir um processo de crescimento contínuo e também de consciência com respeito aos acontecimentos socioambientais. Para tanto, a pesquisa faz uma avaliação da recepção dos saberes da educação ambiental nas faculdades e nos seminários teológicos brasileiros, com vistas a formular uma proposta para os conteúdos programáticos de Missiologia visando a atender às necessidades da sociedade e da Missão Integral da Igreja. Para isso, analisaremos comparativamente as matrizes curriculares, as ementas e os trabalhos de conclusão de cursos de teologia das faculdades e seminários, no período de 2010 a 2014, de cinco escolas: Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Faculdade de Teologia Presbiteriana Mackenzie, ambas na cidade de São Paulo, Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), em Londrina, no Paraná, Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus (Faetad), em São Paulo, e o Centro Evangélico de Missões (CEM), que tem a sua sede em Viçosa, no estado de Minas Gerais. A partir desta análise, indicaremos conteúdos e esboços práticos no campo da Teoambientologia.por
dc.description.abstractTheological Education is a product of Christian culture that with its dogmas, doctrinal and theological views permeates the basic Bible teachings. It has been consolidated along the lines of the many ambiguities and social transformations which societies and Christianity suffered. In Brazil, the same process has happened. The thesis that we defend is that for nowadays the evangelical Theological Education may revise their teaching programs in Missiology-related disciplines as well as in Sociology, Anthropology, Ethics and Citizenship and others, with the logic of environmental education knowledge, considering the theological landmarks of Integral Mission. Environmental education is also sometimes understood as political education because it is part of the transforming actions of the society it is in, transforming it into a sustainable society. Environmental Education, which includes the study of biodiversity, sustainable development, the laws against environmental crimes and others, through its knowledge, has the ability to prepare individuals and groups for the full exercise of citizenship. Sociological aspects of Environmental Education establish relationship with the daily life of citizens for the purpose of producing a process of continuous growth and also of awareness with respect to environmental events. Therefore, this research will promote an assessment of receiving the Environmental Education knowledge in colleges and Brazilian theological seminaries in order to formulate a program content of Missiology to meet the needs of society and Integral church mission. For this, we will analyze comparatively Curriculum Matrices, the Menus, and the Work of Completing Courses of colleges and seminaries in the 2010 to 2014 five schools: Baptist Theological College of São Paulo, School of Mackenzie Presbyterian Theology, both in the city of Sao Paulo Theological Southern College American, Londrina in Paraná, the Faetad - Faculty of Theological Education of the Assemblies of God in São Paulo and the CEM, the Evangelical Mission Centre which has its headquarters in Viçosa in Minas Gerais. From this analysis indicate content and practical sketches in the field of Teoambientologiaeng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2017-01-25T17:41:06Z No. of bitstreams: 1 ANGELA MARINGOLI.pdf: 1637920 bytes, checksum: d3aa525daeefb0c908d2b5d9590481f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-25T17:41:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELA MARINGOLI.pdf: 1637920 bytes, checksum: d3aa525daeefb0c908d2b5d9590481f0 (MD5) Previous issue date: 2016-09-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3563/ANGELA%20MARINGOLI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de Sao Paulopor
dc.publisher.departmentCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiaopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsIMSpor
dc.publisher.programCiencias da Religiaopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Teológica; Educação Ambiental; Missão Integral; Teoambientologia  por
dc.subjectTheological Education; Environmental Education; Integral Misión; Teoambientologiaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEDUCAÇÃO TEOLÓGICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HÁ LUGAR NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO BRASIL PARA A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA MISSÃO INTEGRAL?por
dc.title.alternativeTHEOLOGICAL EDUCATION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION:DOES IT TAKE PLACE IN THE AREA OF THEOLOGICAL EDUCATION FOR ENVIROMENTAL RESPONSIBILITY IN THE PERSPECTIVE OF THE INTEGRAL MISSIONeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Ciencias da Religião

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