???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGARFUNKEL , TEO CARLOS-
dc.contributor.advisor1Lauand, Jean-
dc.contributor.referee1Josgrilberg , Rui de Souza-
dc.contributor.referee2Chie, Hirose-
dc.date.accessioned2017-01-20T17:21:50Z-
dc.date.issued2016-09-14-
dc.identifier.citationGARFUNKEL , TEO CARLOS. ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO. 2016. [111f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591-
dc.description.resumoEsta dissertação destaca a potência transformadora da Educação não-formal como um recurso complementar à Educação formal fundamental para catalisar processos de emancipação, constituição da identidade coletiva e da subjetividade. Para isso, recorremos a ferramentas teóricas do pensamento filosófico, sociológico, antropológico e pedagógico a partir da perspectiva de dois autores principais: Josef Pieper e Theodor Adorno. Com uma proposta epistemológica abrangente, este estudo se debruça sobre o Choro, gênero urbano da musica popular brasileira predominantemente instrumental executado em roda, e sua influência na formação cultural de uma família de imigrantes japoneses em São Paulo. Discute ainda o conceito de Tradição em diálogo com a Educação e a Arte, investigando a Cultura Brasileira e suas estratégias para a resistência e a emancipação. Conjugando estes elementos, pretendemos reforçar a importância da prática artística no processo de formação não só por sua relevância na esfera política, mas como um veículo capaz de transcender horizontes culturais e a mesquinhez materialista do cotidiano.por
dc.description.abstractThis study highlights the potential of non-formal Education as a resource to complement formal Education and an emancipation catalyst when the matter is identity building (individual or collective). Our approach includes theoretical premises from Philosophy, Sociology, Anthropology and Pedagogy and refers to two main authors: Josef Pieper and Theodor Adorno. With a wide epistemological proposal, this study focuses on Choro, urban genre of Brazilian popular instrumental music, and its influence on the cultural formation of a family of Japanese immigrants in São Paulo. It also discusses the concept of Tradition in dialogue with Education and Art, investigating Brazilian culture and its strategies for resistance and emancipation. By putting these elements together, we intend to reinforce the importance of artistic practices in the formation process not only for its relevance in the political sphere, but as a vehicle capable of transcending cultural horizons and everyday’s materialistic pettiness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2017-01-20T17:21:50Z No. of bitstreams: 1 Teo Carlos Garfunkel.pdf: 1835020 bytes, checksum: 3c20e4839d3340e9783621b91438ee66 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-20T17:21:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teo Carlos Garfunkel.pdf: 1835020 bytes, checksum: 3c20e4839d3340e9783621b91438ee66 (MD5) Previous issue date: 2016-09-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3523/Teo%20Carlos%20Garfunkel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de Sao Paulopor
dc.publisher.departmentEducacao:Programa de Pos Graduacao em Educacaopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsIMSpor
dc.publisher.programEducacaopor
dc.relation.references7 LIVROS E LINKS DE REFERÊNCIA ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. AMARAL, José de Almeida. Chorando na garoa – Memórias musicais de São Paulo. São Paulo: Fundação Theatro Municipal, 2013. ANDRADE, Mario de. Pequena História da música. 5a. ed., São Paulo: L Martins Editora, 1958. ANDRE, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. In Revista Diálogo Educacional, v.6, n.19. Champagnat, PUC-PR, 2006. ARANHA, Carla. Chorinho Brasileiro – como tudo começou. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2012. CAZES, Henrique. Do quintal ao Municipal. 1ª Ed., São Paulo, Editora 34 ltda., 1998. CHAGAS, Luis e TARANTINO, Mônica (orgs.). Pretobrás: Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes? - O livro de canções e histórias de Itamar Assumpção, vol II. São Paulo: Ediouro, 2006. DINIZ, André. Almanaque do Choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. DINIZ, André. Joaquim Callado – O pai do Choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. FISCHMANN, Roseli. Relevância da Dimensão Cultural na Pesquisa Educacional: Uma Proposta de Transversalidade. Eccos Revista Científica, vol. 7. São Paulo, 2005. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570103.pdf). FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970. GARCIA, Valéria Aroeira. Um sobrevôo: o conceito de Educação não formal. IN: FERNANDES, Renata Sieiro e PARK, Margareth Brandini (orgs.). Educação Não-Formal: contextos, percursos e sujeitos. Campinas, SP; UNICAMP/CMU; Holambra, SP: Editora Setembro, 2005. p. 19-43. GARFUNKEL, Teo. Chorinho, Educação e Brasil . IN: International Studies on Law and Education N° 23. CEMOrOc-Feusp / Univ. do Porto, 2016. GARFUNKEL, Teo. Tradição: seu significado e suas exigências para nós. IN: Revista Internacional d’Humanitats, N° 37. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona, 2016. GOHN, M.G. Educação Não-Formal no Brasil: anos 90. São Paulo: Cidadania /textos, n.10, 1997. GULLO, Carla; GULLO, Rita; VANNUCHI, Camilo. Choro e música caipira. São Paulo: Moderna, 2015. – (Coleção Ritmos do Brasil). LAUAND, Jean. A Doutrina da Participação na Estética Clássica. In Revista Internacional d’Humanitats n°.2. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona, disponível em http://www.hottopos.com.br/rih2/). LAUAND, L. Jean. "Abalo filosófico e afins. Por uma Pedagogia da Admiração". In International Studies on Law and Education nº.10, jan-abr 2012. Disponível em http://hottopos.com/isle10/23-34Jean.pdf). MACHADO, Afonso; MARTINS, Jorge. Na cadência do Choro. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2006. PIEPER, Josef. O que é filosofar?. São Paulo: Edições Loyola, 2014. (Coleção Leituras Filsóficas) PIEPER, Josef. - Tradição: seu significado e suas exigências para nós. In Revista Internacional d’Humanitats n°.37. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona. Disponível em http://hottopos.com/rih37/91-102Pieper.pdf). PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro: reminiscências dos chorôes antigos. [Rio de Janeiro]: Typ. Glória, 1936. SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2008. VASCONCELOS, Ari. Carinhoso etc. História e Inventário do Choro. [Rio de Janeiro]: Gráfica Editora do Livro Ltda. 1984.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTradição; Emancipação; Educação não-formal; Música Popular Brasileirapor
dc.subjectTradition; Emancipation; non-formal Education; Brazilian Musiceng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULOpor
dc.title.alternativeEmancipatory musical Aestheticseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teo Carlos Garfunkel.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO1.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.